62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS ESTUDUAIS NO RN
Evanilda de Brito Lopes 1
Ivanice Torres Rocha 2
1. ULHT
2. IFRN
INTRODUÇÃO:
A pesquisa aborda a temática da formação de professores e de gestores, expressa pela política de formação docente da licenciatura em Pedagogia operacionalizada pelo Instituto de Ensino Superior Potiguar - IESP, no pólo de Natal. A mesma tem por objetivo promover reflexões e apontar alternativas teóricas e práticas para a ampliação da atuação profissional dos cursos de licenciatura, realçando a atuação nas atividades da gestão escolar no contexto das Práticas escolares. . A pesquisa está vinculada ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUAGENS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL (GELFOPIS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, certificado pelo CNPQ, bem como a linha de pesquisa políticas educacionais, formação docente e inclusão social.
METODOLOGIA:
Para consubstanciar a investigação, utilizamos metodologicamente os procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa virtual. Na análise dos dados, traçamos um quadro geral sobre as práticas de formação docente no Brasil e no IESP em Natal-RN.Tomamos como campo empírico uma Escola Estadual. Os sujeitos colaboradores do estudo são duas pedagogoas da Escola citada e os alunos da turma do segundo período do curso de Pedagogia da supracitada instituição de ensino superior.
RESULTADOS:
Até o momento a pesquisa esboçou um quadro geral sobre as disciplinas curriculares na licenciatura em Pedagogia: prática de ensino, políticas educacionais, filosofia, história e sociologia, relevantes para a vivência da gestão democrática escolar, identificando suas possibilidades e limites no que concerne à formação profissional de professores. A partir da investigação realizada, construímos o desenho curricular das disciplinas em questão, focalizando inclusive, os aspectos organizacionais do seu funcionamento.
CONCLUSÃO:

Constatamos que a presença das disciplinas mencionadas no currículo do curso de Pedagogia do IESP, notadamente pela forma interdisciplinar como tem sido mediada e em função da parceria com a escola, e assim, torna forte essa oportunidade de formação. Diferentemente da lógica tradicional de formação permeada de pontos fracos em sua operacionalização de formação docente no cenário nacional neoliberal devido às próprias fragilidades da estrutura organizacional, pedagógicas, institucionais e financeiras ocorrentes.

Instituição de Fomento: IESP
Palavras-chave: Formação docente, Gestão democrática, Pedagogia.