62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CÍRCULOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA: NO PROJETO CHAPÉU DE PALHA O ENSINO DE CIÊNCIA E O ENSINO DA ARTE EM UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Ana Rita Franco do Rêgo 1
Fernando Antonio de Azevedo 1
1. Secretaria Educação de Pernambuco
INTRODUÇÃO:

Este trabalho objetivou inserir nos círculos de educação e cultura do programa Chapéu de Palha a relação possível entre o ensino de ciência e o ensino da arte. O programa é desenvolvido na zona da mata canavieira de Pernambuco visando atender aos canavieiros no período da entressafra. Nesse programa, a Secretaria de Educação desenvolveu um trabalho buscando consolidar a alfabetização dos canavieiros e na formação inicial dos professores mediadores desses círculos, desenvolvemos uma proposta na qual refletimos as possibilidades de com arte trabalhar ciências e vice versa. Como Freire (2007), reconhecemos nos círculos de educação e cultura, o lugar de encontros de homens que não são nem ignorantes nem sábios absolutos, mas que em comunhão buscam saber e compreender melhor os temas compartilhados. Nessa perspectiva, torna-se possível refletir conteúdos de ciência relacionados à arte, pois consideramos a arte como uma forma de produção cultural, assim como a Ciência e a Filosofia, que deve ser estudada, na contemporaneidade, situada em seu contexto histórico, social, político e cultural, respeitando os saberes instituídos e os saberes instituintes. E assim os sujeitos compartilham seus saberes com respeito ao outro, construindo um conhecimento verdadeiramente significativo.

METODOLOGIA:

Com cerca de 350 atores sociais mediadores dos círculos de educação e cultura, refletimos o sentido freireano de ler o mundo, aquele que nos humaniza, nos religa ao outro e ao universo. A leitura de mundo que os canavieiros transportam para os círculos de educação e cultura, possibilita inventividade por exigir a criação da trama textual como expressão histórica e social que muda a face do mundo, desfazendo certezas e instaurando novos modos de perceber o real. Nessa diração, refletimos com os atores divididos por  grupos em datas e locais distintos, a inserção dos conteúdos científicos no contexto social, bem como as suas inter-relações econômicas, ambientais, culturais, etc., conforme discutem Santos e Mortimer (1999). Fundamentados na afirmação de Cachapuz (2004) que destaca a importância das problematicas estudadas terem a marca da contemporaneidade, refletimos ainda o pensamento de Morin (2002) ao afirmar que se quisermos um conhecimento pertinente, precisamos reunir, contextualizar, globalizar nossas informações e nossos saberes, buscando portanto um conhecimento complexo. Conhecimento esse que permite demonstrar que a produção de sentido e a estética é um direito de quem olha não necessariamente de quem faz.

RESULTADOS:

Ao propormos aos atores mediadores dos círculos de educação e cultura perceberem nos conteúdos de ciência a arte, definimos pela realização de um trabalho de caráter qualitativo. Esse tipo de trabalho de acordo com Gaskell (2002) tem a finalidade real da exploração das mais diversas representações de opiniões referentes a um determinado tema. Foi possível constatar, através da fala dos atores nas discussões: "O cidadão precisa ver o mundo de uma forma mais ampla, além do mundo que ele vive"; "O aluno precisa conhecer as coisas dentro da realidade do mundo, sendo capaz de falar e pensar", "O aluno relacionando os conteúdos poderá compreender a realidade que o cerca", a aceitação da proposta bem como a intenção em contribuir para a formação de um novo ser humano para uma nova sociedade, com uma visão de mundo que o leve a participar criticamente e efetivamente das transformações que a sociedade passa. Com as visitas aos círculos observamos que é possível contribuir para a formação de cidadãos autônomos, solidários, com auto-estima elevada, reflexivos e críticos, capazes de intervir e transformar a realidade com respeito à individualidade de cada um, livre de preconceito, com liberdade de expressão e dialogo.

CONCLUSÃO:

Nossa intenção com este trabalho surgiu dos estudos que desenvolvemos a respeito da formação continuada dos professores nas escolas públicas de Pernambuco. O nosso objetivo foi conhecer como os atores mediadores dos círculos de educação e cultura do projeto Chapéu de Palha poderiam desenvolver um trabalho relacionando o ensino de ciência com o ensino da arte.  Considerando que o círculo de educação e cultura é espaço de encontros, de diálogo e construção de novos olhares sobre a realidade histórica e social, refletimos com base em pesquisas contemporâneas sobre a idéia de interdisciplinaridade e contextualização, a relação entre o ensino de ciência e o ensino da arte. A importância atribuída por nós a essa discussão é, também, observada na fala dos atores sociais quando destacam que essa relação permite: a renovação e troca de experiências; estudos para aprofundar conhecimentos e saberes; a busca de relações entre as Ciências com as outras disciplinas através da interação entre componentes circulares. Promovendo, assim, não apenas uma leitura de mundo mais ampla e complexa, mas também possibilitando relações solidarias entre todos os envolvidos na experiência.

Palavras-chave: Círculo de Educação e Cultura, Ciência, Arte.