62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
MEDIDAS DA TERRA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Jaime Fernando da Silva Cicotte 1
Everton Botan 1
Felicio Guilardi Junior 2
1. Discente - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop
2. Docente - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é produto de estudos, experiência de formação inicial e preocupações de caráter educacional voltadas para a formação inicial docente na área de Ensino de Ciências. Em muitas licenciaturas, sobretudo no campo das Ciências Naturais, há uma oposição mecânica, sem sentido, entre formar para a docência e formar para pesquisa, atribuindo-se maior status a este último, dando-lhes características de bacharelado. Em busca de superar abordagens fragmentadas das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que dão contexto aos conteúdos e permitem problematizações que possibilitam diálogos entre áreas do conhecimento. Neste sentido, instituiu-se no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário Sinop, uma componente curricular denominada Medidas da Terra, que almeja desenvolver os conceitos de Trigonometria Esférica apoiando-se nas Ciências Naturais e Humanas. O trabalho tem por objetivo instigar reflexões por meio da apresentação de um relato de experiência de ensino e aprendizagem interdisciplinar associadas à pesquisa na formação docente, à prática de ensino como componente curricular e estágio supervisionado.

METODOLOGIA:

O presente trabalho procurou promover discussões e reflexões sobre a componente curricular Medidas da Terra, usualmente relacionada apenas com a Matemática. Diante disso propõe-se, também, a relatar a experiência de ensino e aprendizagem interdisciplinar decorrente da componente. O contato com as aulas e outras discussões didático-pedagógicas proporcionou reflexões aos acadêmicos, no segundo módulo do curso. Este conjunto de situações estabeleceu espaços e tempos de ensino e aprendizagem que levaram à apresentação delas por meio deste trabalho. As reflexões acerca do tema correlacionam interdisciplinaridade e o papel de um ensino interdisciplinar para uma melhor aprendizagem das ciências.

RESULTADOS:

O trabalho em questão possibilita a elaboração de alternativas para o ensino e aprendizagem interdisciplinar no Ensino de Ciências nesta unidade de ensino. A componente curricular Medidas da Terra almeja desenvolver, na formação incial docente, conhecimentos associados à Trigonometria Esférica. Dentre os conteúdos estão os conceitos comumente abordados na fragmentação disciplinar em Geografia, Matemática, Ciências Naturais, História, Filosofia e Sociologia das Ciências. O tema medidas da terra, enquanto estruturador de problematização possibilita desencadear questões históricas desde as primeiras construções geométricas do homem, a importância e uso de coordenadas geográficas, os debates históricos relacionados ao problema da longitude, questões de astronomia de posição, biomas e taxa de radiação solar e relações com a latitude, cálculo de área esférica e fusos-horários, dentre outros, que podem ser desenvolvidos, considerando as possibilidades relacionadas aos ciclos de formação humana.

CONCLUSÃO:
Este relato de experiência de ensino e aprendizagem interdisciplinar nas Ciências Naturais tem contribuido para o enriquecimento das discussões que envolvem a formação inicial docente no Ensino de Ciências para o ensino fundamental. Diante do conhecimento adquirido no desenvolvimento do relato, sugere-se que os cursos de formação inicial de professores vislumbrem propostas de formação que visem à interdisciplinaridade nos processos de aprendizado e desenvolvimento de conhecimentos em Ciências Naturais em suas possibilidades de diálogos com as diversas áreas das ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação Inicial Docente, Interdisciplinaridade.