62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA VISÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jamille Valéria Piovesan 1
Paulo Henrique Medeiros de Lima Martins 1
Leila Inês Follmann Freire 2
Sandro Xavier de Campos 2
1. Depto. de Química - UEPG
2. Depto. de Métodos e Técnicas de Ensino - UEPG
INTRODUÇÃO:

Atualmente é premente o trabalho com a Educação Ambiental (EA) na escola. Esta deve não apenas fazer com que os cidadãos saibam identificar problemas, mas, que se envolvam com problemas concretos, sendo capazes de tomar decisões para sanar conflitos que estejam afetando a sociedade em que vivem.

Ao pensarmos EA devemos levar em conta a existência de quatro principais tendências em seu desenvolvimento:

·   Adestramento ambiental: caracterizada por práticas educativas com teor instrumental e desprovida de reflexões críticas.

·   Desenvolvimento sustentável: dá uma visão globalizada da economia, regida por regras universais, capazes de estabelecer limites para o crescimento populacional e para a demanda por recursos naturais.

·   Ecologismo radical: Preconiza uma transformação completa dos atuais padrões de relação ser humano-restante da natureza, com o banimento do capitalismo.

·   Tendência crítica: procura oferecer uma alternativa coerente e consistente às críticas e objeções às demais tendências, comprometendo-se a revelar plena e autenticamente o ambiente em suas múltiplas facetas (AMARAL, 2004).

O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos alunos a respeito da educação ambiental e do seu desenvolvimento na escola enquanto espaço formal de educação.

METODOLOGIA:

Com o intuito de problematizar a temática resíduos sólidos, acadêmicos do grupo PET do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR realizaram a oficina pedagógica ambiental com o tema "Seu Lixo é Meu Luxo", contando com diferentes abordagens metodológicas.  Com este tema foram discutidos assuntos relevantes envolvendo a temática sócio-ambiental.

A atividade realizada teve como objetivos: promover junto aos alunos da educação básica sensibilização e tomada de consciência da sua responsabilidade em relação aos resíduos sólidos produzidos e as relações sociais, culturais e econômicas inerentes aos catadores de recicláveis.

Antes da realização da oficina foram aplicados questionários aos alunos para investigar as percepções sobre educação ambiental, o descarte de resíduos sólidos e o trabalho dos agentes ambientais.

Neste trabalho analisaram-se as seguintes questões: questionário inicial "Para você, o que é Educação Ambiental?"; questionário final "Como é abordada a Educação Ambiental na sua escola?".

As respostas dos alunos foram categorizadas de acordo com as quatro principais tendências da EA.
RESULTADOS:

A atividade foi realizada com 69 alunos de uma escola da Rede Estadual de Ensino. No questionário inicial verificou-se que a maior parte das respostas dos alunos se enquadrou em uma categoria de adestramento ambiental (88 %), na qual os alunos são desprovidos de uma visão crítica e apresentam práticas ambientais apenas com teor instrumental, como se constatou na resposta dada por um dos alunos: "Educação Ambiental é cuidar do meio ambiente, reciclando o lixo e não poluindo o solo e os rios". A categoria de desenvolvimento sustentável teve 12 % das respostas, e o ecologismo radical e a tendência crítica não foram citadas nas respostas de nenhum dos alunos.

Na análise do questionário final, não se observou mudança na visão dos alunos.

Nessa perspectiva acreditamos que é necessário promover e incentivar a participação dos alunos em projetos de EA que possibilitem o acesso às diferentes vertentes que tratam hoje da EA como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de atitudes com objetivo de uma sociedade ambientalmente e socialmente sustentável. Além disso, é necessário que esses projetos de EA sejam contínuos para que possibilitem efetivas mudanças.
CONCLUSÃO:

Por meio dessa atividade foi possível identificar as visões dos alunos com relação à EA. Dessa forma torna-se necessário a realização de trabalhos educativos que direcionem para a formação de alunos com visões mais críticas no que diz respeito às questões ambientais, e que se sintam capazes de atuar efetivamente no ambiente em que vivem.

Conclui-se também que esses trabalhos educativos relacionados à EA não devem ser apenas pontuais.
Instituição de Fomento: Ministério da Educação/ Secretaria de Ensino Superior
Palavras-chave: Oficinas Pedagógicas Ambientais, Educação Ambiental, Resíduos sólidos.