62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
Titulo: APLICAÇÃO DE TECNICAS DE FUTEBOL DE CAMPO NO ESTUDO DO ESTRESSE, NA INTEGRAÇÃO PSICOSSOCIAL E SAÚDE DE ATLETAS E TRABALHADORES.
Agenilda Gomes de Medeiros 1
1. EKILIBRIO-ATAALP I- Associação de estudos Neuropsicológicos do estresse
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho consiste no estudo descritivo e exploratório da influência do Futebol como instrumento pratico na facilitação da comunicação interpessoal para tratamento do estresse e ativação neuropsicológica cerebral para prevenção das lesões físicas esportivas entre atletas profissionais e trabalhadores praticantes do Futebol, como integração psicossocial. As técnicas de Futebol foram aplicadas como linguagem verbal e não verbal para conscientização da necessidade de correção dos hábitos negativos que levam ao desequilíbrio do estresse, formação de lesões físicas esportivas e doenças ocupacionais. Participaram desse estudo 350 atletas profissionais de Futebol (incluindo categorias Juniores) e 350 trabalhadores - operários e executivos. Para tanto, foram formados times de Futebol, torneios internos e externos e palestras preventivas antes dos jogos. Concluindo-se que as técnicas de Futebol, facilitam a mudança de hábitos e aprendizado cognitivo no tratamento neuropsicológico do estresse, ficando evidente a diferença do estresse físico, emocional e social entre trabalhadores que praticam e os que não praticam Futebol e atletas profissionais de Futebol.
METODOLOGIA:
Método empregado foi o de tipo de pesquisa descritivo exploratório.
RESULTADOS:
Foram constatados integração psicossocial dos atletas, obtiveram maior número de titulos, vitórias e conquistas nos jogos e redução de lesões fisicas e aproveitamento do estresse como ponto saudável par motivaçao interior,nos dois grupos houve transformação emocional e fisica nas atitudes pessoais que os levavam ao estresse e confitos de comunicação.Os trabalhadores,além de melhorar a qualidade de vida e ambiente de trabalho,o esporte trouxe também a conscientização do equilibrio do estresse, prevenção de acidentes e do uso de drogas. Foram organizados e definidos torneios esportivos Copa das Profissões:Copa Brasileira dos Trabalhadores,Copa Sulamericana dos Trabalhadores e Copa Mundial (Internacional) dos Trabalhadores, eventos continuados para atividades junto a Copa do Mundo 2014. Houve também acentuado retorno de ambos os grupos a VOLTAR a estudar através da Campanha educativa EKILIBRIO VOLTE A ESTUDAR.Nessa aplicação do Futebol foram implantados três Ambulatórios Móveis Psicossociais Preventivos de Neuropsicologia Desportiva.Como resultado a valorização psicossocial da qualidade de vida dos trabalhadores e dos atletas e redução de doenças provocadas pelas reações do estresse.
CONCLUSÃO:
A utilização das técnicas de Futebol contribuiram efetivamente no tratamento do estresse desse grupo de trabalho. A adequação da metodologia cientifica às técnicas de Futebol, facilitaram a comunicação verbal e não verbal e integração do conhecimento cientifico ao conhecimento prático nos diversos setores profissionais.Esse trabalho, contribuiu para uma inovação na interatividade psicossocial cognitiva educativa da linguagem cientifica, trazendo efeitos saudáveis na afetividade dos atletas, dos trabalhadores e de seus familiares. A utilização do Futebol colaborou na aceitação imediata dos conceitos científicos preventivos de doenças nos grupos estudados. A metodologia interdisciplinar utilizada nesse trabalho, trouxe agilidade nos resultados, na solução dos conflitos de relacionamentos interpessoais, na prevenção das reações negativas do estresse, reduzindo as doenças psicossomáticas, reações e lesões físicas do estresse entre os atletas e trabalhadores, além da abertura de espaço cientifico para troca de experiências profissionais, resultando numa proposta de abertura de novos ambulatórios psicossociais preventivos de Neuropsicologia Desportiva para o tratamento do estresse e prevenção de doenças.
Instituição de Fomento: EKILIBRIO-ATAALP I- Associação de estudos Neuropsicológicos do estresse
Palavras-chave: FUTEBOL, ESTRESSE, TRABALHADORES.