62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ARTE/EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AULA DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM PINTURAS DO COTIDIANO DA VIDA LITORÂNEA DE BERTIOGA - SP  
Alfredo Henrique Macelloni 1
Tânia Thibes Rodrigues 2
Norberto Stori 1
Petra Sanchez Sanchez 1
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo
2. Universidade Federal do Paraná PR
INTRODUÇÃO:
As consequências da crescente poluição dos oceanos estão provocando desequilíbrios ecológicos que se estendem desde a extinção de espécies de organismos marinhos e contaminação de frutos do mar, até as alterações climáticas. Por conseguinte, é importante que os professores assumam um compromisso com a sociedade no sentido de estimular ações necessárias à proteção das águas marinhas. É preciso, portanto, que o educador considere que toda ação pertinente à educação ambiental deva ser vista como um projeto pedagógico que preze a sensibilização dos envolvidos, sensibilização essa que transcenda uma preocupação naturalista, no sentido de também proteger o ser humano. No contexto do ensino fundamental, este estudo faz uma reflexão sobre a utilização de reproduções de pinturas de Benedito Calixto, relacionadas com paisagens marinhas do cotidiano de Bertioga (SP). Com essa perspectiva, o trabalho teve por objetivo propiciar aos alunos do 1º ano do ensino médio, oportunidades de aprender a história do litoral e o estudo do cotidiano da vida litorânea. Foi uma aproximação que se deu por meio de obras artísticas do ponto de vista histórico, social, cultural e ambiental, com vistas à sensibilização ambiental e ao exercício da cidadania.
METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo sido realizada em uma escola estadual do município de Bertioga e contou com a participação de 22 alunos. Passando por um processo de intervenção nas aulas de História, baseando-se nos princípios da arte/educação propostos por Ana Mae Barbosa -conhecer a arte, apreciar a arte e fazer a arte- foram utilizadas reproduções de pinturas de Benedito Calixto, retratando paisagens marinhas dessa cidade litorânea.As imagens utilizadas permeiam o bairro onde se localizam a comunidade a que pertencem os alunos e a escola, alvos da pesquisa.Foi desenvolvida uma experiência colaborativa da interpretação e discussão dessas obras e das fotografias produzidas pelos alunos, com ênfase na relação do homem com o mundo natural ao longo da história.A partir dessa experiência foi possível inferir os problemas ambientais locais e aspectos históricos da cidade.Os dados a respeito do tema foram coletados por meio de um questionário, inicial, para identificar a compreensão do meio ambiente por parte dos envolvidos, considerando o nível de conhecimento sobre os problemas ambientais do local.Posteriormente, foi utilizado outro questionário para diagnosticar as mudanças após a participação dos alunos na pesquisa.

RESULTADOS:

Após a intervenção, ajustada aos ensinamentos da pesquisa -ação, os alunos se dedicaram ao desenvolvimento  de suas habilidades artísticas ao criarem formas poéticas visuais, a partir de fotografias para, em seguida, revelar de forma artística as interações do homem com seu ambiente. Algumas fotos serviram como denúncia dos processos de degradação ambiental e poluição das praias; outras,como formas de valorizar as belezas naturais que ainda estão conservadas na região. Foram realizadas várias atividades, incluindo-se aulas sobre a história de Bertioga, sobre a biografia de Benedito Calixto e sua obra artística e sobre questões ambientais locais. Foi organizada uma exposição na escola com as fotografias dos alunos, sendo que foi muito importante para o processo de sensibilização quanto à necessidade de preservar o meio ambiente. A análise dos resultados mostra que um número expressivo de alunos teve a oportunidade de manifestar seus sentimentos por meio das artes e o estudo da história. Concluiu-se que o processo de sensibilização e conscientização dos alunos para os aspectos históricos e questões ambientais pode tornar-se mais eficiente com o emprego de atividades lúdicas.

CONCLUSÃO:
A intervenção realizada teve por finalidade contribuir com o processo de formação de caráter crítico voltado para desenvolver a percepção ambiental dos alunos participantes; foi  uma forma de possibilitar mudanças de valores e de atitudes em relação ao meio ambiente da cidade, das praias e das pessoas. A leitura das pinturas de Benedito Calixto nas aulas de história tornou possível sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais e aos aspectos históricos de Bertioga, além de ter possibilitado reflexões sobre a relação do homem com o mundo natural e as transformações sociais e ambientais. O contato com a natureza e o estudo do contexto biofísico, histórico e sociocultural do entorno da escola foram importante para promover a religação efetiva dos envolvidos com o mundo natural. Deste modo foi possível constatar que as experiências de arte/educação ambiental desenvolvidas com os alunos possibilitaram o enriquecimento das aulas de história e ofereceram condições que auxiliaram no resgate da memória da cidade e no fortalecimento de práticas da cidadania, como solidariedade, a prática social da ação positiva e o respeito ao meio ambiente.
Instituição de Fomento: Instituto Presbiteriano Mackenzie-Mackpesquisa/CAPES/CENP-SP
Palavras-chave: Arte/Educação Ambiental, História, Benedito Calixto.