62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
DINÂMICA POPULACIONAL DE Sagotia racemosa Baill (ARATACIÚ) EM CLAREIRAS DE UMA FLORESTA TROPICAL EXPLORADA SELETIVAMENTE EM MOJU-PARÁ
Khrisna Raphaela Moraes da Silva 1
Larissa Corrêa Lopes Quadros 1
Fernando Cristóvam da Silva Jardim 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INTRODUÇÃO:

Estudos sobre dinâmica de regeneração natural são de grande interesse científico e são essenciais para a elaboração e aplicação correta dos planos de manejo e tratamentos silviculturais, permitindo um aproveitamento racional e permanente dos recursos florestais. Além disso, a distribuição do número de indivíduos por classe de diâmetro fornece valiosa informação sobre a história de vida das espécies e a estrutura dimensional da floresta, sendo importante para a silvicultura. Para indicar um tratamento silvicultural adequado é necessário que se conheça o comportamento das espécies em diferentes ambientes da floresta, de acordo com suas necessidades de radiação. Este trabalho tem como objetivo avaliar a dinâmica da espécie Sagotia racemosa Baill (arataciú) através do incremento diamétrico e o comportamento da regeneração natural em clareiras abertas pela exploração seletiva em uma área de floresta tropical de terra firme, durante nove anos de monitoramento.

METODOLOGIA:

A área de estudo localiza-se no Campo Experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental, Km 30 da Rod. PA 150, no município de Moju - Pará. Foi selecionada uma área de 200ha, a qual sofreu exploração florestal seletiva em 1997. Nessa área foram selecionadas nove clareiras provenientes da exploração. No entorno de cada clareira foram instaladas faixas de 10mx50m, começando na bordadura da clareira para dentro da floresta, nas direções Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada faixa foi dividida em 5 parcelas quadradas de 10m de lado, onde foram medidos os indivíduos com DAP≥5cm. Dentro das parcelas 1, 3 e 5 foram instaladas sub-parcelas quadradas de 2m de lado, nas quais foram medidos todos os indivíduos com altura total ≥ 10cm e DAP<5cm. A primeira medição foi realizada 1998, após exploração madeireira seletiva, e a última em 2007. Para analisar o processo dinâmico da regeneração natural utilizou-se a Taxa de Regeneração Natural (Tr), expressão matemática da razão entre a abundância absoluta resultante do processo dinâmico de regeneração natural e a abundância absoluta inicial, expresso em porcentagem. O crescimento diamétrico foi analisado através do incremento médio anual que é a razão entre a diferença entre o DAP da última medição e o DAP da primeira medição e o tempo de nove anos.

RESULTADOS:

O resultado encontrado em nove anos de monitoramento demonstra que a população de Sagotia racemosa Bail apresenta uma taxa de regeneração natural (TR) negativa de -7,14%, indicando que houve um raleamento na sua população (maior mortalidade que ingresso). Na primeira medição foram encontrados sessenta indivíduos. Com o ingresso a abundância chegou a 64 indivíduos, havendo baixa mortalidade até a décima terceira medição o que fez com que a taxa de regeneração variasse pouco.  Da décima quarta a décima quinta medição a mortalidade aumentou, não houve ingresso e o número de indivíduos caiu para cinqüenta e dois. No balanço entre a primeira medição e a medição final a redução da abundância da espécie não foi considerável resultando cinqüenta e dois indivíduos de um total de sessenta. O incremento médio anual (IMA) em diâmetro foi de 0,15cm.ano-1.

CONCLUSÃO:

A taxa de regeneração natural de Sagotia racemosa Bail foi negativa, indicando que houve um raleamento na população da espécie em nove anos de monitoramento. O crescimento da espécie é considerado lento.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Sagotia racemosa Bail, Regeneração Natural, Crescimento diamétrico.