62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ADOLESCENTES E JOVENS NO CLUBE DO REMO EM BELÉM DO PARÁ: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Jacqueline Kelly Sagica Fernandes 1
Jerônimo Cardoso Nunes 2
Selma Nazaré Pina 3
José Maria Moreira Campos 4
Armando Carriço Corrêa 4
Antônio Bentes de Figueiredo Neto Bentes 4
1. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade do Estado do Pará / UEPA
2. Programa de Mestrado, Universidade da Amazônia / UNAMA
3. Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará / UFPA
4. Divisões de Base do Clube do Remo
INTRODUÇÃO:
A atual crise econômica mundial atinge todos os segmentos sociais e seus reflexos negativos recaem fortemente sobre as camadas sociais menos favorecidas em nível sócio-econômico que se defrontam cada vez mais com desemprego, violência urbana, miséria e consumo de drogas. Logo, governo e sociedade civil devem ter como objetivo ações de combate às conseqüências desta realidade através de ações que contemplem aspectos biológicos, éticos, morais, intelectuais e cívicos. Este projeto, volta-se para adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social domiciliados na cidade de Belém e em alguns municípios do Estado do Pará. O mesmo partiu da iniciativa voluntária de profissionais de diversas áreas do conhecimento tais como Serviço Social, Educação Física, Psicologia, Nutrição e Medicina Clínica que interagirão com a comunidade local na busca de soluções que atenuem os efeitos desta crise. O principal objetivo do mesmo é contribuir para a formação humana de adolescentes e jovens, a partir da prática do futebol nas divisões de base do Clube do Remo, visando oportunizar a esses sujeitos a construção de valores éticos, humanos, educacionais e profissionais capazes de minimizar perspectivas negativas para o futuro dos mesmos.
METODOLOGIA:
Os principais motivos que conduziram à proposição deste projeto foram: (a) Elevada dificuldade de apoio para o esporte amador na região; (b) Atrair adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal para a prática do futebol com base no apelo social que esse esporte e a marca Clube do Remo representam; (c) Carência de recursos financeiros próprios para proporcionar aos atletas condições de infra-estrutura física e de recursos humanos e (d) Proporcionar melhores condições bio-psicossociais a esses atletas. A partir deste diagnóstico, profissionais de diferentes áreas do conhecimento foram convidados a colaborar voluntariamente na elaboração deste projeto que contempla aspectos de natureza esportiva, nutricional e bio-psicossocial. Foram realizadas vinte e quatro reuniões semanais entre os membros de sua equipe quando discutiram-se questões metodológicas e operacionais com base na realidade vigente, identificada por meio de relatos de dirigentes do Clube do Remo, de pesquisa documental e da observação in loco. Participam do referido projeto dois assistentes sociais, três psicólogos, dois educadores, um nutricionista, dois pedagogos, dois médicos, um odontólogo e um promotor de justiça da infância e juventude.
RESULTADOS:
Este projeto foi aprovado pela Presidência e Direção do Clube do Remo que, reconhecendo a importância pioneira do mesmo para a formação integral de seus atletas, providenciou sua apresentação oficial aos demais setores e associados da instituição. Além disso, ações logísticas têm sido implementadas para a adequação do ambiente físico nas instalações do Estádio Evandro Almeida, de propriedade do Clube do Remo, a fim de permitir a sua execução. No que se refere à captação de recursos materiais e financeiros, o projeto já conta com o apoio de trinta e seis potenciais patrocinadores empresariais e institucionais vinculados às áreas da construção civil, indústria, hotelaria, alimentação, abastecimento e educação. Assim, podemos afirmar que o projeto intitulado "O Futebol como Instrumento da Formação Integral de Adolescentes e Jovens no Clube do Remo em Belém do Pará" obteve reconhecimento da comunidade envolvida que, observando sua importância e seu caráter interdisciplinar para a formação integral de jovens atletas, vêm apoiando a implementação do mesmo. Os resultados também têm se manifestado por meio da motivação e dedicação dos profissionais envolvidos, da assiduidade dos atletas bem como por meio do ganho social que a cidade de Belém-PA recebe através da promoção da paz.
CONCLUSÃO:
No Brasil, o futebol se constitui manifestação que agrega todas as camadas sociais. Em sua prática esportiva todos se igualam independentemente de raça, cultura, escolaridade, sexo, credo religioso ou status social. Os resultados acima comentados permitem concluir que, apesar do mecanismo de dominação social atualmente vigente no país, é possível por meio da prática do esporte proporcionar importantes mudanças na realidade de adolescentes e jovens estimulando a prática de valores morais, humanos e sociais através de vivências conjuntas para o desenvolvimento pleno da cidadania potencializando nos mesmos, o desenvolvimento de habilidades que favoreçam melhorias na qualidade de vida bem como a sua posterior inserção no mercado de trabalho em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O projeto em questão está viabilizando um atendimento sistêmico de caráter nutricional, psicossocial e esportivo a adolescentes e jovens que buscam acolhimento objetivando a prática esportiva de qualidade no futebol de base do Clube do Remo. Finalmente, a busca de parcerias entre a sociedade civil organizada e o Estado, com o objetivo de apoiar as ações deste projeto, foi facilitada pelo apelo que a marca Clube do Remo representa na região amazônica.
Palavras-chave: futebol, formação integral, interdisciplinaridade.