62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ENTRE MENINOS E MENINAS: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E A PRÁTICA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flávia Danielle Simas Costa 1
Márcia Cristina Gomes 1
1. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
INTRODUÇÃO:

A pesquisa entre meninos e meninas: as relações de gênero e a ação docente nas séries iniciais do ensino fundamental buscou analisar as relações de gênero presentes na sala de aula, levando em consideração que as crianças, ao adentrarem na esfera escolar, acabam se deparando com o aquilo que muitas vezes é novo para elas, como a diversidade cultural, social, racial e em especial a sexual.

Portanto, cabe ao educador buscar práticas que possibilitem o respeito às diversidades e particularidades do outro gênero, para que esses alunos não se tornem preconceituosos e intolerantes com o sexo oposto, tornando-se mais um veículo de propagação de tais discriminações que já perduram durante séculos.

METODOLOGIA:

Os métodos empíricos utilizados foram a observação direta realizada por meio da percepção dirigida frente ao objeto de estudo, com base nos objetivos previamente estabelecidos e mediante a aplicação de técnicas de pesquisa como o questionário misto aplicado aos alunos da primeira, segunda e quarta séries, sendo selecionado um casal de cada turma envolvendo ao todo vinte alunos, assim como, foram também aplicados dez questionário mistos aos professores destas turmas do Ensino Fundamental do Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA) situado no bairro do Anil em São Lúis/MA, no período de 26/05/08 a 27/06/08. Convém ressaltar que esse estudo também é de natureza qualitativa, pois visa a interpretação das relações de gênero e a ação docente nas séries iniciais, com vistas à superação dessa problemática.

RESULTADOS:

Quando questionados o que eles achavam do sexo oposto as meninas foram unânimes em acharem o sexo oposto como sendo chatos, imbecis entre outros adjetivos pejorativos e o conceito dos meninos com relação as meninas também não foi diferente, já que apenas 10% se referiram as meninas como sendo bonitas e legais. Tal resultado mostra o quanto às relações de gênero nessas turmas são conflitantes e o quanto há repulsa pelo sexo oposto, as meninas entrevistadas são até mais preconceituosas que os meninos, pois estes, apesar da minoria, somente 10%, se referiram ao sexo oposto não de forma pejorativa, dando-as adjetivos favoráveis, como bonitas e legais.

CONCLUSÃO:

Mediante aos resultados desta pesquisa, pode-se concluir que as relações de gênero presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, são bastante conflitantes, havendo a recusa ao outro, chegando a serem demonstradas não somente por gestos e/ou palavras, mas em alguns casos até mesmo em agressões físicas.

Quanto ao número de meninas, presentes nesse nível de ensino, ainda são reduzidos se comparado com o acesso dos meninos, já que 50% das educadoras afirmaram que a turma ao qual lecionam é composta por meninos e somente 25% por meninas. Desta forma, há o não compromisso com o que foi decidido na Conferencia de Jomtien na Tailândia em 1990, que se propunha a dar prioridade ao gênero feminino no acesso à educação, eliminando toda a forma de discriminação neste acesso. Quanto à discriminação essa persiste, não somente pela quantidade reduzida delas presentes nesse nível de ensino, mas também, nos preconceitos na quais são vítimas, já que a maioria dos meninos ao se referirem a elas, faziam de maneira discriminatória e pejorativa, sendo somente 10% que se expressaram de forma contrária, referindo a elas como sendo pessoas legais.

Palavras-chave: Relações de Gênero, Ação Docente, Escola.