62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
FAMÍLIAS BOTÂNICAS UTILIZADAS COMO MEDICINAIS EM LEVANTAMENTO NO RECÔNCAVO DA BAHIA - COMUNIDADE RURAL PUMBA, CRUZ DAS ALMAS, BAHIA, BRASIL.
Valter Cruz Magalhães 1
Diogo da Silva Mendes 1
Camila da Silva Dourado 1
Carlos Henrique Barbosa 1
Jacilene Cruz Magalhães 1
Franceli da Silva 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / UFRB
INTRODUÇÃO:
Os seres humanos sempre usaram as plantas, tanto para sua alimentação quanto para fins medicinais, logo as origens da fitoterapia datam dos primórdios da vida humana na terra (PITMAN, 1996). Isso contribui para que o conhecimento empírico acumulado ao longo dos anos por populações tradicionais e/ou nativas a cerca da utilização de plantas, subsidie-se em recursos vegetais encontrados em diversos ambientes, sendo estes nativos ou cultivados muitas vezes em quintais (AMOROSO, 2002). Tal consciência vem despertando o interesse científico por essas habilidades detida por esses grupamentos sociais. Pesquisas nesta área do conhecimento são importantes, pois podem subsidiar trabalhos sobre o uso sustentável da biodiversidade, através do aproveitamento e valorização do conhecimento popular das sociedades humanas, a partir da definição dos sistemas de manejo, incentivando o diálogo dos saberes para o bom uso dos recursos naturais. (FONSECA-KRUEL e PEIXOTO, 2004). O objetivo deste trabalho foi conhecer as famílias botânicas envolvidas na medicina popular do Recôncavo da Bahia, através do estudo realizado na comunidade rural Pumba no município de Cruz das Almas na Bahia.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado na comunidade rural Pumba, localizada no município de Cruz das Almas, situado no Recôncavo da Bahia, distante cerca de 193 km da capital Salvador, A coleta do material botânico e dos dados etnobotânicos tiveram início em dezembro de 2008 e foram concluídos em fevereiro de 2009, através de visitas diárias e semanais, onde foram aplicados questionários semi-estruturado para obtenção de dados ligados à etnofarmacologia. A altitude local é de 200m, clima quente e úmido, com pluviosidade média anual de 1224 mm, com maior incidência de chuvas no período compreendido entre março e junho. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 80% e a temperatura média anual é de 24,5ºC. Os solos de maior representatividade no município são o Latossolo Amarelo e o Argissolo Amarelo (SEI, 2007). O material botânico coletado foi herborizado e identificado segundo métodos usuais de taxonomia, com base em caracteres morfológicos florais, bibliografia especializada, chaves analíticas e utilizando-se, quando possível, exemplares para comparação. As exsicatas foram incorporadas ao acervo da coleção didática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e anexada uma ficha contendo nome popular, hábito de utilização, cor, fruto, aroma, dentre outras informações.
RESULTADOS:
A pesquisa registrou um total de 12 famílias botânicas de uso medicinal. Sendo que estas 12 famílias foram identificadas a partir de um total de 36 exemplares que abrigavam um total de 17 gêneros e 22 espécies. Onde as três famílias botânicas mais representativas foram Lamiaceae (18%), Asteraceae (8%) e Amaranthaceae (8%). Resultados extremamente semelhantes foram obtidos por Fonseca-Kruel e Peixoto (2004) em relação às famílias botânicas, em levantamento estudado na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, RJ, Brasil. Di Stasi e colaboradores citados por ALMASSY JR. (2004) afirmam que as famílias Asteraceae e Lamiaceae incluem respectivamente 22.750 e 6.700 espécies, nas quais grande número é considerado cosmopolita e conhecido mundialmente como plantas medicinais.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho registrou Asteraceae e Lamiaceae como as famílias botânicas com maior nº de espécies registradas no estudo. A maioria das espécies indicadas citadas pelos informantes encontrava-se cultivada nos quintais e nas hortas dos mesmos. Algumas das espécies coletadas na área estudada ocorriam de forma espontânea, o que pode indicar um alto grau de adaptabilidade das mesmas ao habitat em que se encontram.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Etnobotânica, Recursos vegetais, Plantas medicinais.