62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CONTOS DE FADAS: UMA REESIGNIFICAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA DA ESCRITA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS   
MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA -PE
INTRODUÇÃO:

A leitura e a escrita, assim como a resolução de cálculos matemáticos são as habilidades que a criança o jovem e o adulto deverão desenvolver durante a educação básica. Cabendo à escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, garantindo o exercício da cidadania e a inclusão do indivíduo no mundo letrado.

No entanto, diante dos resultados obtidos nas avaliações institucionais das redes de ensino, estadual e municipal, que avaliam o nível de leitura e compreensão de textos, percebe-se que o resultado não reflete o bom desempenho esperado, apesar da implantação de programas para o investimento nas áreas de linguagem e matemática. Considerando que a erradicação do analfabetismo faz parte das políticas públicas de ensino, se faz necessário o acompanhamento da aprendizagem na construção do conhecimento em leitura, escrita e produção de texto, a fim de minimizar os altos índices de brasileiros considerados analfabetos funcionais.

Segundo as orientações apresentadas pelos PCNs, todo professor, independente da sua área de ensino, deve utilizar a tipologia textual como instrumento de trabalho. Pois, através do trabalho orientado para leitura, o aluno constrói conceitos, e descobre informações novas, para comparar seus pontos de vista e argumentar com coerência.

Dessa forma, alunos do 9º ano do Colégio Cônego Tôrres, junto com a professora da disciplina de Língua Portuguesa, construíram o projeto didático pedagógico intitulado de "Reinventando os Contos de Fadas". A iniciativa visa estimular a leitura e desenvolver competências básicas para aprendizagens qualitativas tanto na leitura, na interpretação e na escrita, quanto da produção de textos. 

 

METODOLOGIA:

A metodologia aplicada durante o estudo do projeto engloba: leitura dos contos, reflexão sobre os personagens, relação com a vida real de cada aluno, épocas dos acontecimentos e interpretação com produção de novos textos. Para tanto, as apresentações dos trabalhos foram registradas pelos alunos e professores na escola com a participação dos estudantes das salas da educação infantil.

Durante o processo de leitura foram apresentados trabalhos em forma de seminário, dramatizações, confecções de fantoches e construção de peças teatrais, para apresentação à comunidade escolar. Nesse contexto, a relação do ensino interdisciplinar fez do projeto uma ferramenta pedagógica de ensino construtivo e reflexivo. Assim, possibilitou com que a professora pudesse relacionar as disciplinas de língua portuguesa e de artes, numa perspectiva entre a leitura de mundo e a importância da literatura dos contos clássicos como instrumento de didático pedagógico.

           

 

RESULTADOS:

Com a inserção de gêneros textuais nas práticas didáticas pedagógicas, a professora possibilitou ao aluno o contato com novas tipologias textuais e o conhecimento de textos que são produzidos fora da escola. É válido salientar que, em diferentes áreas do conhecimento o reconhecimento das particularidades do maior número possível de gêneros, teve a possibilidade de ser utilizado de maneira pedagógica no espaço escolar.

Além disso, ao explorar a diversidade textual, a professora aproximou o aluno das situações originais de produção textuais escolares e não escolares, tais como: textos jornalísticos, científicos, literários, médicos, jurídicos, dentre outros. Diante da diversidade textual também foram estabelecidas relações de aprendizagens, que proporcionaram condições para que o aluno entendesse a variedade textual e a utilização adequada no dia-a-dia, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele.

 



CONCLUSÃO:

O projeto didático será concluído com a publicação e lançamento de uma coletânea de contos reinventados pelos alunos. O momento da culminância contará ainda com a presença dos membros da Academia Serra-Talhadense de Letras e da comunidade escolar.

A contribuição do projeto na formação de novos leitores será apresentada por meio do domínio não só da leitura e da escrita, como também da competência construída para analisar e reconstruir intenções dos autores estudados.

Dessa maneira, as possibilidades oferecidas aos alunos relacionadas ao desenvolvimento de novas aprendizagens sobre a diversidade textual no mundo das comunicações e as diversas formas de linguagens, tanto no meio acadêmico, quanto no espaço popular, tornaram o projeto em situação didática.  Além disso, a formação de novos leitores assegurou ao estudo não apenas uma aprendizagem qualitativa, mas ainda a construção do conhecimento na área da comunicação na utilização das palavras e adequação da gramática contextualizada no ensino da língua materna
Instituição de Fomento: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA -PE
Palavras-chave: LEITURA, INTERPRETAÇÃO, PRODUÇÃO.