62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AS DIVERSAS FACES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Bruno Josias dos Santos 1
Sandrine Maria de Arruda Lima 1
Anthony Dias Cavalcanti 1
Silvia Rafaelli Ramos 1
Nildo José Silva Ferreira 2
Isairas Pereira Padovan 3
1. Depto. de Histologia e Embriologia, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
2. Prof. do Estado de Pernambuco - Escola Senador Novaes Filho-ESNF
3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Histologia e Embriologia-UFPE
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo governo federal com a finalidade de resgatar a qualidade de ensino, valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior (CAPES, 2009). Os subprojetos do PIBID-UFPE contemplam as áreas de Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química, sendo composto por 53 bolsistas (estudantes da graduação de Biologia, Física, Matemática e Química da UFPE), 15 professores supervisores (professores das disciplinas nas escolas públicas do Estado de Pernambuco em que há ação do PIBID), 5 coordenadores dos subprojetos e 1 coordenador geral (todos professores do quadro docente da UFPE). As ações dos subprojetos são realizadas nas escolas Diário de Pernambuco, Joaquim Távora e Senador Novaes Filho, no município de Recife-PE, cujo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) relatado estava abaixo de três. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar as diversas faces desse programa.
METODOLOGIA:
Procurou-se problematizar as dimensões do programa na vida dos estudantes da graduação, professores supervisores, coordenadores dos subprojetos e, principalmente dos alunos das escolas envolvidas. Neste sentido, buscou-se na sociologia do conhecimento que trata das relações entre o pensamento humano e o contexto social, dentro do qual surge esse pensamento, a problematização sobre o trabalho que está sendo realizado, bem como suas repercussões para o processo formativo. Isso foi desenvolvido através de revisão em documentos publicados por instituições governamentais, diretrizes e regulamentos institucionais, além das experiências vivenciadas pelos sujeitos envolvidos no PIBID-UFPE.
RESULTADOS:
Esse programa proporcionou aos estudantes da graduação participação nas experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador, interdisciplinar e transdisciplinar, buscando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Aos professores supervisores propiciam a formação continuada através da integração com os estudantes da graduação e coordenadores do subprojeto, tornando possível a amplificação dos seus conhecimentos e incentivando as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Aos coordenadores do subprojeto, favorece a integração entre educação superior e educação básica. Aos alunos das escolas, propiciam maior interesse e participação em relação à metodologia empregada nas aulas, quando comparadas com aulas lecionadas apenas com a utilização do livro didático, lápis e lousa.
CONCLUSÃO:
Esse programa beneficia a sociedade como um todo, visto que: promove a melhoria da qualidade da educação básica através da valorização do profissional que atua no magistério e incentiva a formação de professores para a educação, além de desperta nos alunos um maior interesse pelo conteúdo estudado.
Instituição de Fomento: CAPES / PIBID-UFPE / MEC
Palavras-chave: Qualidade da educação, Valorização do magistério, Incentivo a formação de professores..