62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Maria Ivanilde Meneses de Oliveira 1
Maria Inêz Oliveira Araujo 1
1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe - UFS
INTRODUÇÃO:

A lei nº. 9.795 de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, representou um marco legal na história da Educação Ambiental no Brasil. Desde então foram reguladas outras políticas públicas complementares e documentos visando o cumprimento desta lei nos âmbitos formal e não formal. De acordo com a referida Lei no Art. 8o, as atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas na educação em geral e na educação escolar, assim, a dimensão ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino e em todas as áreas de formação. Contudo, pesquisas apontam que a Educação Ambiental, no ensino superior, ainda é um tema que sua discussão fica mais concentrada nos cursos de Geografia e Biologia. Diante da urgência em se incorporar essa discussão, as diretrizes curriculares para formação de professores sinalizam para uma formação que priorize discussões contemporâneas capaz de desenvolver valores éticos. Este estudo teve como objetivo verificar se a Educação Ambiental está contemplada no currículo do curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Federal de Sergipe.

METODOLOGIA:

A pesquisa do tipo exploratória foi realizada mediante análise documental. Para tanto foram realizadas as seguintes etapas: 1. Análise sobre a elaboração do projeto pedagógico do curso; 2. Seleção das disciplinas através das ementas que apresentaram perspectivas de inserção do tema; 3. Analise das ementas e programas das disciplinas selecionadas; 4. Entrevistas com os professores responsáveis pelas disciplinas que efetivamente tinham em seu escopo a preocupação com o tema. A análise foi feita com base em categorias previamente selecionadas fundamentadas na literatura disponível sobre educação ambiental crítica, a saber: "Gestão democrática e participativa"; construção coletiva do "Projeto Político Pedagógico"; inserção da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico Institucional (GUIMARAES, 2007 e VEIGA, 2004) e a interdisciplinaridade.

 

RESULTADOS:

Analisando os princípios que norteiam a Educação Ambiental em uma perspectiva crítica para construção do projeto político pedagógico institucional, constatou-se que quanto à participação, essencial para a construção coletiva, esta aconteceu de forma tímida visto que, apenas um representante discente compôs a comissão e nenhum representante do corpo técnico administrativo. Mediante análise das ementas foram identificadas várias disciplinas que apresentaram indícios de inserção da dimensão ambiental, porém a disciplina Educação e Ética Ambiental tem na sua ementa explicitamente os conceitos referentes à educação ambiental. Com a entrevista, foi verificado que a discussão ambiental na formação dos futuros profissionais acontece através da disciplina Educação e Ética Ambiental, esta voltada para formação geral do professor, incluindo aspectos ambientais na formação pessoal e profissional. De acordo com a professora, durante o curso os alunos vivenciam práticas pedagógicas, discutem temas relacionados com a construção de valores éticos ambientais.

CONCLUSÃO:

Um dos desafios para a implementação da Educação Ambiental no âmbito formal, reside na necessidade de inserir a dimensão ambiental no processo de formação de professores da educação básica desde a sua formação inicial. No que se refere ao curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Federal de Sergipe, a partir da reformulação do curso e construção do projeto pedagógico, a Educação Ambiental começou a ser desenvolvida. Contudo, a Educação Ambiental Crítica pautada nos princípios da gestão democrática e participativa, ainda é outro desafio a ser superado.  Dessa forma, conclui-se que a disciplina Ética e Educação Ambiental contribui no processo inicial de formação para o despertar no pedagogo quanto à necessidade de desenvolver uma prática pedagógica sob o enfoque interdisciplinar, contextualizado e crítico, o qual ultrapasse os "muros escolares", levando o aluno a interagir com a comunidade local, de forma que não só compreendam a realidade, como também investiguem e vislumbrem possibilidades de intervenção visando a superação dos problemas socioambientais. Assim, se faz necessário que mais disciplinas com esse escopo sejam inseridas nos currículos de formação de professores.

 

Palavras-chave: Educação ambiental crítica , Formação de professores , Projeto Político Pedagógico.