62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
II FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS : CAMINHOS E PERSPECTIVAS
Maria Roseneide Furtado Oliveira 1
Georgina Barros de Oliveira 1
André Luiz Farias Alves 1
Andréa Carla Chaves Napolião 1
Maria de Fátima Gomes Morais 1
Dóris Sandra Silva Leão 1
1. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC - 9ª CREDE
INTRODUÇÃO:
O desafio que se impõem nesta década é o de reinterpretarmos o lugar do homem no mundo e reavaliarmos os referenciais que têm orientado as ações das diferentes sociedades e culturas diante da natureza e na construção de ambientes. Para tanto, acreditamos que a educação ambiental enquanto processo, possibilita o indivíduo e a coletividade construirem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Nessa perspectiva, a 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, realizou, no decorrer do ano de 2009, o II Curso de Formação de Educadores Ambientais, com a participação de 45 docentes distribuídos em três turmas, objetivando o desenvolvimento e a continuidade de expressivo debate e reflexão, e, de uma metodologia capaz de aproximar a escola das questões sociais e ambientais de nossa região, a partir de uma leitura e interpretação da complexidade do sistema-mundo, pois visualizamos a educação escolar como fonte propulsora de conhecimentos e de transformação por meio de suas ações pedagógicas.
METODOLOGIA:
O educador, como sujeito direcionador da práxis pedagógica escolar, deverá, no seu trabalho docente, estar atento a todos os elementos necessários para que o educando efetivamente aprenda e se desenvolva. Para isso, propomos o II Curso de Formação de Educadores Ambientais destinado a 45 professores da rede pública de ensino dos municípios de Horizonte e Pacajus. O curso foi realizado em encontros presenciais no período vespertino, com carga horária de 84 horas-aula. Além disso, foram realizadas palestras promovidas por instituições ligadas às questões sócio-educativas e ambientais: SEDUC, UECE, IBAMA, CONPAM, CEARAH PERIFERIA, COGERH, Secretaria de Meio Ambiente de Maracanaú e visitas técnicas ao Parque Botânico do Ceará e a região do maciço de Baturité, proporcionando, assim, a reflexão da práxis docente. Dessa forma, a metodologia utilizada mobilizou os educadores a buscarem o conhecimento que necessitam, a fim de atenderem aos desafios da profissão, conscientizando crianças e jovens sobre a preservação e uso sustentável do meio ambiente. A formação foi desenvolvida com enfoque na educação ambiental, comunidade escolar e projetos interdisciplinares, com o objetivo de construir um marco referencial de sustentação teórica para a prática nas escolas, atendendo as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
RESULTADOS:
A escola, como responsável pela formação integral de cidadãos, tem o dever social de desenvolver sistemas de conhecimentos, preceitos e valores que construam a conduta e fundamentem o comportamento próprio de proteção ao meio ambiente. Na comunidade escolar, a reflexão compartilhada, conjugada, traceja e esclarece o papel de cada ator social nos trabalhos com o meio ambiente, a partir da sensibilização e conscientização da temática ambiental. O Curso de Formadores Ambientais obteve como resultados a elaboração e execução de projetos interdisciplinares em educação ambiental nas escolas; a participação expressiva das escolas dos municípios de Horizonte e Pacajus no processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Mudanças Ambientais Globais e na Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta, bem como, sua participação no fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), em virtude do apoio dos professores cursistas, no desenvolvimento de seus projetos, e a participação da comunidade escolar, contribuindo, assim, de modo decisivo, para o sucesso dessas conferências; a construção da prática pedagógica dos professores, norteada pela relação teoria e prática efetivada nos estudos dos módulos, nas visitas técnicas, nas oficinas e no uso dos recursos tecnológicos.
CONCLUSÃO:
No estudo da temática ambiental como componente essencial do processo de formação da educação permanente, se destaca a importância das escolas, como espaços que propiciam ao aluno desenvolver suas potencialidades e adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável. Dessa forma, o curso de Formação de Educadores Ambientais obteve como resultado a sensibilização dos educadores e alunos na busca de atitudes e valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e as demais espécies do planeta, auxiliando-os a analisar criticamente os princípios que têm levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais. Desse modo, o Curso de Formação de Educadores Ambientais configurou-se na possibilidade de atender as questões acima levantadas, ultrapassando a perspectiva do estudo do meio ambiente de modo fragmentado, do quadro natural pelo natural. Tudo muito além dos caminhos pré-definidos, buscando a pluralidade de alternativas metodológicas que, ao mesmo tempo, possam se complementar e se mostrar divergentes, porém com um propósito de se somarem na efervescência que o próprio conhecimento evidencia sobre a complexidade da temática ambiental.
Instituição de Fomento: Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)
Palavras-chave: Educação Ambiental, Prática Docente , Projetos Educacionais.