62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGARTO - SE
Camila Nascimento Cruz 1
Brenda Libório Prado Moraes Motta 1
Taciana de Lisboa Faria 1
Tainan Amorin Santana 1
Graciela da Silva Oliveira 1
1. Departamento de Biociências, Campus Professor Alberto Carvalho / UFS
INTRODUÇÃO:
O professor atua tanto como o vilão do projeto escolar como também, em muitas situações, uma vitima deste ambiente, sofrendo com um trabalho solitário, mal remunerado e sem incentivos. Quando nos referimos aos professores de ciências esse agravo é ainda maior, já que esses necessitam de recursos específicos, como laboratórios equipados e áreas naturais para poderem desenvolver seu papel na aprendizagem e na avaliação dos seus alunos. Sem esses recursos a realização do que seria mais adequado para um bom plano da educação escolar é dificultado. Em virtude disto, nosso objetivo é identificar as condições de trabalho de docentes do ensino de ciências de algumas escolas Estaduais e Municipais de Lagarto - SE.
METODOLOGIA:
Através da aplicação de questionários em cinco escolas municipais (Escola Municipal Adelina Maria, Escola Municipal Zezé Rocha, Escola Municipal Frei Cristóvão, Escola Municipal Luiza Pereira, Escola Municipal Manoel de Paula) e duas escolas estaduais (Escola Estadual Silvio Romero e Escola Estadual Dom Mário) foram consultados dezesseis (16) professores de ciências do município de Lagarto - SE, sendo entre estes, três (03) licenciados em Pedagogia, um (01) em Letras, dois (02) em Química, um (01) em Matemática, sete (07) em Ciências Biológicas, um (01) em Física e um (01) que não especificou sua formação. O questionário utilizado teve como base o questionário de Lima e Vasconcelos (2006) que foi aplicado em escolas públicas e municipais de Recife no período de 2001 e 2002. Os questionários apresentavam questões abertas e fechadas de múltipla-escolha que versavam os seguintes eixos: materiais didáticos, atividades extra classe e métodos de avaliação utilizados com mais frequência. Os dados encontrados foram quantificados e analisados mediante critérios da pesquisa qualitativa.
RESULTADOS:
Após a análise dos resultados, observamos que doze professores mencionaram dentre as dificuldades encontradas nas escolas públicas, referem-se à falta de laboratórios de Ciências e quatro professores mencionam a falta de laboratórios de informática, existe o interesse em desenvolver aulas práticas nesses espaços, mas a falta dessas estruturas nas escolas dificulta o planejamento pedagógico do docente. Para superar a falta de laboratórios, os professores adotam atividades extra classe como excursões didáticas (citadas por oito professores), feira de ciências (mencionadas por sete educadores), condução de experimentos (referidos por seis educadores) e de visitas (citados por dois professores) que parecem proveitosas no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos métodos de avaliação, observamos que os professores utilizam estratégias diversificadas, como: por participação dos alunos nas atividades propostas em sala e extra-sala (dezesseis citações), questões objetivas e pesquisa (doze), questões discursivas (onze), seminários (dez) e jogos (um).
CONCLUSÃO:
A não oferta de novas tecnologias a fim de aprimorar a prática pedagógica influencia negativamente na melhoria da qualidade educativa. Assim, notamos que deve haver um investimento maior no que se refere à estrutura física das escolas (com melhores laboratórios, materiais áudios-visuais em bons estados de uso, salas adequadas, bibliotecas equipadas e áreas arborizadas para realização de atividades extras classe) proporcionando assim condições favoráveis para o ensino. Embora, reconhecemos a importância dessas ferramentas, constamos ao final da pesquisa, que o professor não deve se prender a tais recursos para desenvolver suas aulas e que é possível promover a construção de conhecimentos, a partir de materiais simples e de fácil acesso. Além disso, é importante que haja investimentos na formação continuada voltadas ao uso de diferentes estratégias e ferramentas didáticas nas aulas de Ciências.
Palavras-chave: Condições de trabalho, Bem estar docente, Ensino/aprendizagem.