62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
MAPEAMENTO DE SOLOS DA FAZENDA ARIZONA, SERTÂNIA-PE
Helena Café de Moura Mendes 1
Fernando Cartaxo Rolim Neto 1
Manoel Vieira de França 1
1. UFRPE
INTRODUÇÃO:

Situada na zona de transição entre o Agreste e o Sertão, no município de Sertânia - PE encontra-se a fazenda Arizona com aproximadamente 1000 hectares de área. Esse imóvel rural compreende terras dispostas no sentido Norte - Sul, com formato retangular, estando seus extremos situados em serras denominadas Maniçoba e Pinheiro. Nessas partes mais elevadas, apresenta solos com características peculiares, particularmente na porção sul, que é mais úmida, devido à existência de chuvas orográficas. Por conta disso, os solos são de melhor qualidade nessa porção, favorecendo o aparecimento de uma vegetação mais densa e com porte mais elevado.O presente trabalho teve como objetivos a realização do levantamento, classificação e uso dos solos na fazenda Arizona localizada no município de Sertânia - PE.

 

METODOLOGIA:

A área estudada está inserida no município de Sertânia, na mesorregião do Sertão, mais precisamente sertão de Moxotó, (SILVA et al., 2001).Foi realizado o Levantamento de solos, baseado na Embrapa Solos.Assim como foram feitas tradagens nos  10 perfis do solo, elaborando assim o  transecto.Realizando assim a descrição dos Perfis-Manual de Descrição e Coleta de Solos no Campo (SANTOS et al., 2005). Foram feitas as análises Físicas e química-EMBRAPA (1997) e também a digitalização e cálculos de áreas - Software Arc Gis 9.3.

RESULTADOS:

De acordo com o mapa das unidades de mapeamento, resultantes do levantamento de solos realizado em nível de semi-detalhe, constataram-se as ocorrências de solos constituindo 11 (onze) unidades de mapeamento.

Nas unidades de mapeamento estão incluídos os corpos d'água, não mapeados em separado neste trabalho, por se constituírem em porções pequenas. Mesmo assim, dada a importância da água nesta região semi-árida, é de se salientar que existem duas barragens pequenas, conhecidas na região como barreiros, dois olhos d'água e a porção de montante de uma barragem de propriedade vizinha, construída no leito do riacho Pinheiro. No período chuvoso tal barragem favorece a formação de uma área considerável de vazante no leito do referido riacho, no interior da Arizona.

Pode ser observado que a unidade de mapeamento predominante é a RLe2 de Neossolo Litólico, com 354,80 hectares ocupando 30,65% da área.

 

CONCLUSÃO:

Os solos encontrados na fazenda Arizona pertencem às classes dos Neossolos, Cambissolos, Luvissolos, Planossolos e Latossolos.

Dos solos estudados, o Latossolo é o melhor para a produção agrícola em virtude das boas qualidades físicas e químicas apresentadas, impostas pela altitude e relevo em que se encontra, no entanto encontra-se em área de preservação ambiental.

Os Neossolos ocupam 73,85% da Arizona, distribuídos em Litólico, Quartzarênico e Flúvico, sendo o primeiro o que apresenta maior ocorrência, com 710,12 hectares e compondo cerca de 61,36% da área total.

Por conta do relevo e altitude o perfil P2 de Neossolo possui elevados percentuais de carbono orgânico, ocasionados pelas condições favoráveis e relativas de alta umidade e temperaturas menos quentes, colaborando com a produção e conservação da matéria orgânica.

Na maioria dos solos a pouca profundidade e elevada pedregosidade tornam mais evidente a fragilidade do ambiente, impondo fortes limitações à exploração agrícola.
Palavras-chave: Geoprocessamento, Classificação de solos, Uso do solo.