62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 7. Fonoaudiologia - 1. Fonoaudiologia
INCIDÊNCIA DE HÁBITOS PARAFUNCIONAIS EM PACIENTES COM DOR MIOFASCIAL
Anne da Costa Alves 1
João Carlos Alchieri 2
1. Depto. de Ciências da Saúde, Mestrado em Ciências da Saúde - UFRN
2. Profº. Dr./Orientador - Depto. de Psicologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho procuramos estudar a relação entre a dor miofascial e os hábitos parafuncionais, ressaltando o hábito de maior ocorrência e suas consequências para o sistema estomatognático. A dor miofascial trata-se de uma disfunção neuromuscular regional, tendo como característica a presença de regiões sensíveis, conhecidas como pontos de desencadeamento, ponto gatilho ou trigger points, localizadas em bandas musculares tensas/ contraturadas que ao serem estimuladas produzem a irradiação da dor em áreas distantes ou adjacentes. Esta dor pode ser desencadeada pela sobrecarga excessiva, repetitiva e pela fadiga muscular dos músculos da região orofacial. Um exemplo clássico e comum de fadiga muscular são os hábitos parafuncionais, que se apresentam como qualquer aumento da atividade muscular acima daquela necessária para a função - mastigação, deglutição, sucção, respiração e fonação-, desenvolvendo geralmente uma sintomatologia dolorosa nos músculos mastigatórios. Consequentemente as funções estomatognáticas serão alteradas, podendo haver prejuízo no padrão mastigatório e na sua eficiência, além de limitação nos movimentos mandibulares, ruídos articulares, cefaléia e dor nos músculos cervicais e faciais.
METODOLOGIA:
A amostra utilizada na produção deste trabalho constituiu-se de 8 indivíduos do gênero feminino, com faixa etária compreendida entre 12 e 62 anos, que apresentam dor miofascial. A pesquisa foi desenvolvida no CIADE - Centro Integrado de Atendimento a Portadores de Disfunção do Aparelho Estomatognático, sendo este, um projeto de extensão desenvolvido pela disciplina de oclusão do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Adotamos como critérios de inclusão, os sujeitos inscritos no CIADE que utilizam placa miorrelaxante, apresentando dor miofascial proveniente de Disfunção Temporomandibular. Foram exclusos aqueles com comprometimento neurológico, idosos, pacientes submetidos à cirurgia ortognática ou do complexo côndilo/disco e que tenham realizado terapia fonoaudiológica. Para a identificação dos hábitos parafuncionais, utilizamos um questionário de auto aplicação, a fim de verificamos as seguintes situações: apertamento dentário, bruxismo, onicofagia, morder objetos, mascar chiclete, morder bochechas, alteração postural no trabalho, apoio do telefono contra o ombro, apoio da mão sobre a mandíbula e mastigação unilateral.
RESULTADOS:
Evidenciamos uma relação entre os hábitos parafuncionais e a dor miofascial presente em todos os casos avaliados. Entre os hábitos mais relevantes, ressaltamos apertamento dentário "100%", apoio da mão sobre a mandíbula "87%", alteração postural no trabalho e mastigação unilateral "62%", morder objetos e mascar chicletes "50%", bruxismo "37%", onicofagia "25%", morder bochecha e apoiar o telefone contra o ombro "12%". A partir dos dados analisados, salientamos que o hábito de maior ocorrência é o apertamento dentário, estando intimamente associado à dor miofascial mastigatória podendo ser responsável também por dor ou tensão na região cervical. Acreditamos que o apertamento dentário crônico ocorre como um mecanismo involuntário de alívio de tensão, desenvolvendo aumento da atividade muscular, propiciando dor nos músculos da mastigação. Além de promover compressões nos tecidos das articulações temporomandibulares, propiciando um aumento na fricção dos tecidos articulares devido à diminuição da lubrificação apropriada, que sugestivamente, pode dar origem ao processo de deslocamento do disco articular e artralgia temporomandibular.
CONCLUSÃO:
Os resultados permitiram concluir que o hábito de maior ocorrência nos pacientes com dor miofascial é o apertamento dentário, podendo representar um de seus fatores etiológicos, condizentes com os dados da literatura. Todos os hábitos parafuncionais, uma vez instalados, interferem significativamente no binômio forma x função, já que os músculos, dentes e ossos reagem às pressões operadas sobre eles, causando um desequilíbrio no sistema estomatognático e provocando uma sintomatologia dolorosa nos músculos da mastigação. Ocasionando alterações nas funções estomatognáticas, ruídos articulares, dor na região da articulação temporomandibular e limitação nos movimentos mandibulares. Relatamos que os efeitos resultantes dos hábitos parafuncionais dependem do tipo de hábito instalado, levando em consideração a duração, freqüência e intensidade da parafunção. Portanto, para que ocorra a melhora do quadro doloroso devemos encontrar o fator causal, a fim de amenizar a dor e proteger as estruturas orofaciais, promovendo um equilíbrio neuromuscular.
Palavras-chave: Hábito parafuncional, Dor miofascial, Músculos da mastigação.