62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 4. Metabolismo e Bioenergética
EFEITO DA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS COMPLEXOS ASSOCIADO AO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE MARCADORES DE RESPOSTA METABÓLICA E INFLAMATÓRIA EM RATOS WISTAR OBESOS.
Paulo Ricardo Porfírio do Nascimento 1
Larissa Pires de Moura 1
Naianne Kelly Clebis 1
Jacira Maria Andrade de Sousa 1
Franceliusa Delys de Oliveira 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

O exercício físico pode influenciar a homeostase metabólica e induzir uma resposta biológica similar a uma sepse suave. Assim, uma das formas que o organismo reage ao exercício é com o aumento da secreção de marcadores de resposta inflamatória, como TNF-α, óxido nítrico e a Interleucina-6 (IL-6), na tentativa de proteger o indivíduo da mesma forma que o faz frente a algum patógeno que esteja causando esta alteração. Porém, quando secretada em excesso, a IL-6, por exemplo, apresenta efeitos negativos relacionados com a exacerbação de respostas inflamatórias crônicas. Assim, considerando-se que o exercício físico leva a um aumento na secreção de IL-6 e que a alta concentração desta citocina, na obesidade, por exemplo, pode exacerbar processos inflamatórios já existentes, é importante que a sua produção induzida pelo exercício físico seja minimizada. O objetivo deste trabalho foi testar os efeitos de alimentos ricos em carboidratos complexos, de alto índice glicêmico, na manutenção da glicemia de animais treinados e na diminuição da secreção de IL-6 produzida em resposta ao exercício físico, em modelo experimental de obesidade.

METODOLOGIA:
Ratos Wistar machos adultos com sobrepeso, previamente submetidos a um teste de esforço máximo, foram submetidos a exercício em esteira rolante e receberam as dietas cuscuz, goma, amido de milho e ração comercial, durante 97 dias. A composição centesimal das rações experimentais foi determinada. Ao final deste período os animais foram anestesiados e eutanasiados; o sangue retirado por punção cardíaca e o plasma sanguíneo obtido para as dosagens de glicemia pelo método colorimétrico GLICOSE PAP Liquiform®, trigliceridemia pelo método colorimétrico TRIGLICÉRIDES Liquiform® e IL-6 através de ELISA. Os resultados estão expressos como médias e desvio padrão. Foi realizado o teste de ANOVA para avaliar a significância das diferenças entre as médias, considerando um nível de significância de 5%. Para a comparação das médias de produção de IL-6 entre os tratamentos utilizou-se o Teste não-paramétrico de Mann-Whitney.
RESULTADOS:

As rações a base de goma e amido de milho em associação ao exercício ajuda a estabilização do peso corporal, o que não foi obtido com o cuscuz. A glicemia em animais sedentários foi maior no grupo alimentado com cuscuz enquanto que nos animais treinados alimentados com cuscuz a glicemia foi menor e a secreção de IL-6 foi maior. Os triglicerídeos plasmáticos no grupo que ingeriu goma e era sedentário foi maior que em todos os outros. Não Foram encontradas diferenças significativas nos níveis de IL-6 entre os grupos goma com e sem exercício e amido de milho, com e sem exercício. Estes resultados mostram que a ingestão dos carboidratos complexos da goma (Manihot sculenta) e do amido de milho (Zea mays) ameniza os níveis de IL-6, induzida pelo exercício, indicando que os efeitos dos carboidratos da dieta na minimização da resposta inflamatória induzida pelo exercício irão depender do tipo de carboidrato ingerido.

CONCLUSÃO:

Estes resultados confirmam que o exercício físico leva a um aumento na concentração plasmática de IL-6; carboidratos complexos provenientes da goma e do amido de milho são eficientes em reduzir a concentração plasmática de IL-6 em animais submetidos ao exercício físico; os carboidratos do cuscuz não são eficientes em controlar a secreção de IL-6 induzida pelo exercício físico, mantendo a glicemia elevada em animais sedentários, mas sendo incapazes de manter a glicemia elevada nos animais treinados, o que é acompanhado por um aumento significativo na secreção de IL-6.

Instituição de Fomento: CNPq;FAPERN;UFRN
Palavras-chave: Carboidratos complexos da dieta, Exercício físico, Interleucina-6.