62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE PREPARO DE ÁREA USANDO QUEIMA E TRITURAÇÃO DA VEGETAÇÃO NO ACÚMULO DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO
Samuel Christian Cohen Farias 1
Jailson Trindade Pereira 1
Josemar Moreira Vasconcelos 1
Possidônio Guimarães Rodrigues 1
Saime Joaquina Souza de Carvalho 1
Mário Lopes da Silva Júnior 2
1. Área de Ciência do Solo, Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
2. Prof. Dr./Orientador -Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
INTRODUÇÃO:

O sistema tradicional de uso da terra predominante na Amazônia é o da agricultura itinerante, que consiste na derruba manual e queima da vegetação. Normalmente, uma área é derrubada e queimada para o plantio de culturas alimentares, com permanência aproximada de dois anos. Após esse período de cultivo, a área é abandonada para a recuperação da fertilidade do solo, por um período de pousio que varia entre dois a três anos. Esse sistema é utilizado por vários fatores, dentre eles, a minimização de mão de obra, efeito imediato das cinzas e eliminação superficial das plantas invasoras.

A importância da matéria orgânica do solo está em ela ser indispensável para a manutenção da micro e meso vida do solo. Toda a bioestrutura e a produtividade, principalmente dos solos tropicais, baseiam-se na presença de matéria orgânica em decomposição ou humificada. A sua distribuição e quantidade no solo dependem principalmente do modo pelo qual se adiciona o material orgânico.

Portanto, objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sistema de preparo do solo com queima e sem queima da vegetação sobre o acúmulo de matéria orgânica no solo.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado no município de Igarapé-Açu, Pará, em propriedades de pequenos produtores rurais. A amostragem de solos foi realizada em outubro de 2009, nas seguintes áreas de estudo: T1= testemunha - área de capoeirão com mais 40 anos de idade; T2= área de corte e queima com 7 anos de uso contínuo; T3= área sem queima com 7 anos de uso; T4= área sem queima com mais de 13 anos de uso, nas profundidades de 0-5, 5-10 cm, 10-20 cm, utilizando trado tipo sonda, com quatro repetições por tratamento e profundidade.

De cada parcela foram coletadas 4 amostras compostas que foram formadas a partir de seis amostras simples. Após a coleta, as amostras do solo foram colocadas em sacos de polietileno e levadas para o laboratório de solos da UFRA, onde foram avaliadas as seguintes variáveis: Matéria Orgânica, Carbono orgânico, Nitrogênio total e relação C/N.

Para avaliar essas variáveis utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado. Quando o tipo de cobertura vegetal e/ou profundidades e a interação entre eles mostraram-se significativos pelo teste F. A comparação das médias foi feita pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade
RESULTADOS:

O teor de matéria orgânica apresentou-se maior na área T2 na profundidade de 0-5 cm que foi estatisticamente diferente das demais áreas. O maior teor deve-se à intensa deposição de resíduos orgânicos originados da morte do sistema radicular das espécies vegetais, principalmente gramíneas.

O carbono orgânico e N total revelaram comportamento similar, observando-se que na área T2 ocorreram teores mais elevados desses elementos na profundidade de 0-5 cm. Em relação ao carbono orgânico, a comparação entre as áreas revelou diferenças significativas entre a queima e trituração, sendo observada uma queda gradual nos teores ao ser passar de profundidade.

A relação C/N apresentou comportamento diferente para N total e carbono orgânico analisados isoladamente, não apresentando diferenças significativas entre as médias das áreas analisadas para as profundidades estudadas.

CONCLUSÃO:

O acúmulo de matéria orgânica e, consequentemente, carbono orgânico e nitrogênio total foram maiores nas áreas de corte e queima da vegetação, na camada superficial, no entanto, não tem efeito permanente.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Matéria Orgânica, Acúmulo, Sistema de Preparo de Área.