62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas
Arte-Educação: Projeto Arte e Mitologia na Obra de Francisco Brennand
Sandra Leopoldina Santos 1
Fabiana Karla Silva do Nascimento 1
1. Secretaria de Educação e Lazer da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:

O projeto germinou no cotidiano da Escola Municipal Casa dos Ferroviários Recife-PE a partir do convite feito à coordenadora pedagógica para participar do seminário Arte e Mitologia na Obra de Francisco Brennand e do Projeto de Formação continuada de Arte-Educadores: alunos aprendizes e monitores de museu no conhecimento da obra do artista Francisco Brennand. Os professores aderiram ao projeto unanimemente, escolhendo a temática a ser vivenciada na escola: "Mito, os seres imaginários e as histórias que cercam a criação do mundo e do ser humano". A realização do projeto enriqueceu o ensino-aprendizagem, devido à riqueza da obra de Brennand e sua sensibilidade ao retratar o imaginário/real, que aguça os sentidos, contextualiza a arte no mundo, leva a arte a todas as áreas do conhecimento e tende a despertar a sensibilidade do ser, fazendo com que as emoções possam fluir. Segundo Hildegard Feist, "A arte é um projeto da criatividade humana e desperta emoção em quem a usufrui". Nesse sentido, é possível salientar que a arte é ousadia, experiência, técnica, transformação, construção, realidade, imaginação, eternização, denúncia, universal, dom e vida.

METODOLOGIA:

Durante a trajetória (setembro de 2008 a maio 2009), várias ações foram desenvolvidas em sala aula, no laboratório de informática, sala de multimídia, biblioteca, no museu-oficina Francisco Brennand: produções textuais; releitura de obras; discussões; apreciação de filmes e documentários; oficinas de pintura, cerâmica, teatro, massa de modelar, origami; visitação ao museu-oficina Francisco Brennand; narrações, compreensão e interpretação de várias histórias; intervenção em obras de Brennand, utilizando o software Paint na informática; construção de uma apresentação no editor de slide; dinâmica de grupo. Nessas ações foram abordados os seguintes tópicos: formação da identidade, respeito à diversidade, aproximação entre arte/criador e o público, interdisciplinaridade e desmistificação da arte como sendo a expressão do "belo" e da perfeição das formas. De acordo com Picasso, "A arte não é a aplicação de um cânone de beleza, mas, sim, o que o instinto e o cérebro podem conceber além de qualquer cânone".

 

RESULTADOS:

No decorrer do projeto, foram observadas mudanças nos estudantes, tais como o despertar autor-criador, a elevação da autoestima, o conhecimento da cultura de outros povos, diminuição do preconceito e discriminação, principalmente em relação à religião e costumes. Os alunos agora sentem prazer em realizar trabalhos artísticos, sem menosprezar suas próprias obras, nem a dos colegas, apresentam-se mais críticos e criativos e o mais importante, estão mais tolerantes ao convívio com a diversidade. Houve a participação de todos os segmentos da escola: direção, coordenação, professores, estudantes, pais, Gerência de 1º e 2º ciclos de Aprendizagem da Secretaria de Educação e Lazer do Recife, professora multiplicadora da UTEC Jardim Botânico, mediadora de leitura, bibliotecária, estagiários do laboratório de informática, agentes administrativos e de serviços gerais.

CONCLUSÃO:

Foi por meio da união de todos que alcançamos os objetivos do projeto, ressaltando a mudança no comportamento dos estudantes. As dificuldades surgiram, mas a criatividade e o esforço empreendidos pelos profissionais as amenizaram. A participação de todos foi gratificante, pois trabalhar arte de forma interdisciplinar e contextualizada torna a aprendizagem muito mais prazerosa. A culminância do trabalho deu-se com a publicação de um livro, intitulado Arte e Mitologia na Obra de Francisco Brennand (Arte-educação como mediação) que traz relatos de experiências das diversas escolas que abraçaram o Projeto de Formação continuada de Arte-Educadores: alunos aprendizes e monitores de museu no conhecimento da obra do artista Francisco Brennand. E mais, exposições dos trabalhos dos estudantes e professores no Museu-oficina Francisco Brennand, no Centro de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife e nas escolas com acesso ao público.

 

Instituição de Fomento: Petrobras, museu-oficina Francisco Brennand, Universidade Rural de Pernambuco e Secretaria de Educação e Lazer da Cidade do Recife
Palavras-chave: Arte, Mitologia, Educação.