62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
É DIA DE FEIRA: PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES QUE SEGUEM A TRADIÇÃO DE IR ÀS FEIRAS LIVRES
Ana Paula Saldanha Crispim 1
Andressa Anne de Almeida 1
Ayanne Nery Rodrigues 1
Luciana Carla Bezerra da Câmara 1
Bianca Arnoud Rodrigues 1
1. Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN
INTRODUÇÃO:
A feira é um lugar público onde se expõem e vendem mercadorias ocorrendo costumeiramente em dias da semana específicos. Nesse centro de compra e venda o principal comércio é de alimentos, em especial os hortifrutigranjeiros, havendo também venda de produtos cárneos e oferta de outros serviços no mesmo espaço geográfico. Em geral os consumidores consideram que os alimentos comprados na feira são mais frescos e com preço mais acessível. Atualmente a cidade de Natal abriga 22 feiras distribuídas de maneira não homogênea havendo prevalência nos bairros mais antigos, com tradição do comércio ou ainda em conjuntos habitacionais. As cidades metropolitanas também seguem essa tradição, porém, de modo geral, observa-se uma única unidade de comércio por cidade. O objetivo geral deste estudo foi conhecer a percepção dos compradores sobre a prática de ir a feira livre, buscando identificar as razões que justificam esta preferência, as vantagens e desvantagens de adquirir os produtos nestes centros comerciais, bem como realizar um paralelo entre o comércio realizado nas feiras e supermercados respectivamente.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa. Este estudo foi realizado em cinco feiras de Natal e na feira livre do município de São José do Mipibu/RN a YY km da capital, totalizando seis unidades de comércio. O público alvo foram os usuários totalizando 115 entrevistados, sendo estes abordados aleatoriamente A coleta de dados foi realizada no período de 03 a 19 de outubro de 2009. Utilizou-se a entrevista semi- e após explanação sobre o interesse da pesquisa foram convidados a preencher uma ficha de autorização para publicação dos dados.estruturada e para auxiliar adotou-se um roteiro contendo XX perguntas. A técnica qualitativa utilizada para a realização do trabalho foi a entrevista compreensiva do discurso. Serviram de material para análise as gravações com os relatos dos sujeitos. As etapas da análise dos dados foram respectivamente as transcrições das gravações, escuta, interpretação e categorização das entrevistas.
RESULTADOS:
A maioria dos entrevistados relatou freqüentar apenas a feira do bairro onde mora, no entanto algumas pessoas afirmaram ainda realizar suas compras em outras localidades. De acordo com os dados coletados, o hábito de ir a feira é uma tradição pessoal e a maioria dos entrevistados conhece outras pessoas que cultivam esse mesmo costume. As diferenças entre as feiras de antigamente e as atuais foram apontadas a infra-estrutura, higiene, o preço e a variedade dos alimentos. Os produtos mais adquiridos são frutas e verduras. Para os entrevistados as vantagens de se comprar nestes centros comercial são a possibilidade de negociar o preço e a oferta de produtos mais novos e frescos. As desvantagens são falta de higiene do ambiente, perigo de ser roubado e a presença de carros de mão que trafegam levando as mercadorias adquiridas pelos consumidores. Embora sejam bastante freqüentadas, 100% dos entrevistados também realizam suas compras em supermercados, pois eles concentram várias opções de produtos, e também dispõem de artigos não ofertados em feiras tais como cereais, laticínios, produtos de higiene e limpeza entre outros. Além disso, permitem a compra em pequenos ou grandes volumes.
CONCLUSÃO:
Embora seja uma tradição antiga, as feiras livres ainda atraem a atenção dos consumidores sendo para muitos uma questão de tradição cultural. São consideradas como vantagens a acessibilidade, a oferta variada dos gêneros alimentícios. A qualidade dos alimentos é diferenciada, pois na visão dos consumidores são produtos são cultivados sem ou com pouco agrotóxicos e por isso são mais saudáveis e menos nocivos a saúde. Outro fator relevante é o baixo custo quando comparado aos oferecidos pelos supermercados bem como a possibilidade de negociação. Entretanto, essas vantagens não fazem das feiras o único local de preferência no quesito compra de produtos hortifurtigrangeiros, visto que muitos consumidores também as adquire em supermercados, pois neles em concomitância encontram comodidade além de produtos não disponíveis nas feiras.
Palavras-chave: Feiras livres, Alimentos, Consumidores.