62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO: propondo atividades com quadrinhos
Camila Maria Gomes 1
Elisângela Soares de Oliveira 1
Juliete Guedes da Silva 1
Maria Jaqueline da Silva 1
Vanessa da Conceição 1
Maria da Penha Casado Alves 2
1. Depto. de Letras - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Letras - UFRN
INTRODUÇÃO:

Esse projeto surgiu da necessidade de ações voltadas para o ensino de língua materna, o qual, na maioria das vezes, limita-se exclusivamente ao livro didático. Tais ações consistem em possibilitar a melhoria do ensino e a formação de alunos proficientes no que diz respeito ao desenvolvimento de competências discursivas, uma vez que, de acordo com as observações realizadas na turma em que intervimos, verificamos uma falta de domínio dos alunos no que concerne à leitura e produção de textos exemplares de gêneros diversos, bem como no que tange à análise lingüística, que são atividades trabalhadas, na maioria das vezes, de forma estanque.

Para tanto, escolhemos trabalhar com um gênero de grande circulação social, as histórias em quadrinhos (HQS), pois julgamos mais interessante ao público-alvo - no caso, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Fernandes Machado. Logo, aventamos a possibilidade de tornar a aula mais atrativa de forma que os alunos interagissem, tivessem sua curiosidade aguçada e desafiassem seu senso crítico.

Privilegiamos nesse projeto o estudo da língua em seus aspectos discursivos e enunciativos, já que nos pautamos na noção bakhtiniana (1992), que consiste na concepção da linguagem como um fenômeno social, histórico, ideológico.

METODOLOGIA:

Nossas ações partiram da concepção de uso de projeto em sala de aula, que, segundo Martins e Mendes (2006), é uma prática que além de valorizar a investigação e a busca de informações como princípio da aprendizagem e socialização da informação, possibilita a realização de conexões entre variadas áreas de conhecimento e favorece a religação dos saberes produzidos socialmente como compreensão de processo construtivo que liga o local e o universal.

Ademais, elaboramos um diário intitulado "Hoje a aula foi...", a fim de que os alunos registrassem o que acharam da aula. Produzimos slides para a exposição do gênero, bem como atividades voltadas para a construção de falas de personagens a partir da situação exposta e de construção dos seus próprios quadrinhos. Promovemos, ainda, a análise e discussão das atividades produzidas em um grande circulo, com a finalidade de  desenvolver não só as competências linguísticas no que tange à modalidade escrita, mas também as relativas à modalidade oral.
RESULTADOS:

Ao desenvolvermos o projeto na turma escolhida, alcançamos os resultados por nós, almejados, como a proposição de atividades que transcendem o livro didático, a construção de alunos leitores reflexivos, uma vez que, ao produzirem os gêneros estudados compreenderam o real valor dos discursos polissêmicos, ou seja, a possibilidade de várias interpretações de um texto.

Além disso, conseguimos proporcionar a oportunidade de interagirem com aspectos concernentes à análise linguística em situações reais de uso da língua e, assim, oportunizá-los a compreensão da importância da gramática na construção do sentido esperado no texto, visto que, as aulas destinadas a questões puramente gramaticais descontextualizadas impossibilitam, ao discente, esse aprendizado.

Ao desenvolvermos o estudo do gênero quadrinhos, despertamos o senso de que tanto esse, quanto outros gêneros têm uma finalidade específica e públicos-alvo distintos nas diversas atividades realizadas no âmbito social. Tais fatos foram constatados nas produções dos alunos, à medida que iam elaborando e reescrevendo seus textos, introduzindo elementos próprios do funcionamento dos gêneros, atendendo para o uso da língua de acordo com a situação comunicativa de cada texto e, assim, realizarem o papel social dos gêneros discursivos.

CONCLUSÃO:

 A oportunidade de realizarmos esse projeto proporcionou um olhar diferenciado quanto a nossa prática, pois, compreendemos que é possível sair da mesmice ao abordamos outras atividades extra livro didático, já que notamos a forte resistência dos professores em aderir a inovações no contexto da sala de aula, em virtude da descrença no ensino, em especial o público, considerando novas abordagens, destinadas ao ensino público, como utópicas. Essa descrença muitas vezes acaba contagiando os professores em formação inicial e desmotivando sua futura atuação, estes acabam cometendo as mesmas falhas praticadas por aqueles e a passagem pela universidade torna-se apenas figurante, pois nada do que foi visto, no tocante às várias abordagens teóricas em relação ao ensino, contribuiu com sua prática.

Diante disso, temos certeza que é possível variarmos os métodos didáticos, avaliativos, criando, a luz dos pressupostos teóricos, novas estratégias de inserir o corpo discente no mundo, no qual atuem de maneira crítica e não apenas como meros produtores de saberes pré-estabelecidos. 

Palavras-chave: Ensino, Livro didático, Quadrinhos.