62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS COM ÊNFASE NO ESTUDO DE SOLUÇÕES COMO PERSPECTIVA NO APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO QUÍMICO APLICADAS EM REDE PUBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO
Washington de Moura Lopes 1
Rômulo Couto Alves 2
David Fernandes Luna 2
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA-CEARÁ
2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/UECE
INTRODUÇÃO:
A química como ciência abrange inúmeras áreas e de forma geral busca a compreensão dos aspectos da natureza, das características específicas da matéria e suas transformações. Segundo os PCNS o aprendizado de química deve possibilitar aos alunos habilidades especiais para compreensão dos processos químicos existente no dia-dia, e aplicação dos mesmos, na formação de um indivíduo consciente e crítico. O método de ensino de química em laboratório busca dar sentido aos conteúdos abordados em salas de aula ao mesmo tempo contextualizando as reais situações da química contribuindo de forma satisfatória e motivadora a aprendizagem no ensino de química. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo da aprendizagem em química por meio de aulas em laboratório e compará-la com ensino teórico abordado atualmente nas escolas publicas e privadas.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo foi desenvolvida com um grupo de 30 alunos da rede pública do Colégio Lauro Rebouças, e das escolas da rede particular do ensino Colégio Diocesano Pe. Anchieta e Escola Normal e Rural em Limoeiro do Norte-CE. As atividades foram estruturadas e desenvolvidas em duas etapas: a) com caráter teórico usando o questionário e aulas expositivas como ferramenta de avaliação do conhecimento prévio no emprego da técnica didática tradicional b) práticas em laboratório com artifício de avaliar o aprendizagem dos alunos em frente às situações simultâneas da química teoria e prática.
RESULTADOS:
Cerca de 45% dos alunos nunca tiveram aulas práticas e 55% argumentam ter poucas aulas práticas no laboratório, esse grau deficiente ao qual analisamos podem ser até então a problematização da motivação bem como na geração do conhecimento nos alunos.Na ESCALA DE OBSERVAÇÃO III - 75% dos alunos entrevistados o alegaram um bom aproveitamento das aulas em laboratório, e afirmaram ter uma melhor fixação dos conteúdos. De 70% dos alunos consideram interessante o uso de aulas em laboratório como melhoria e motivação no aprendizado e 55% da ESCALA DE OBSERVAÇÃO IV - empregam o uso de aulas práticas como inovação para o exercício de cognição. Para a ESCALA DE OBSEVAÇÂO VI - 100% dos alunos afirmam que não podem mencionar a teoria sem o uso da prática, bem como na construção de motivação e geração de conhecimento geral. Tal analise pode ser interpretada a partir das Justificativas imposta pelos entrevistados na pesquisa de campo analisado.
CONCLUSÃO:
Evidenciou-se que nem o professor nem a escola estão preparados para o ensino dinâmico e inovador/eficaz, que aponte o conhecimento do cotidiano na forma de interação do saber teórico e o saber vivenciado no dia-dia. Sendo assim, o indivíduo que transmite o conhecimento precisa investir em propostas, que incentivem a motivação do saber, para melhor produzir apropriação de conhecimento na construção do aprendizado.
Palavras-chave: quimica, educação, ensino-aprendizagem.