62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA INFECÇÃO POR LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) EM PACIENTES DO MUNICÍPIO DE COARI-AMAZONAS
Allyson Guimarães da Costa 1
Priscilla Heckmann Alecrim 1
Jefferson Dantas dos Santos 1
Jemmis Karters Tomé da Conceição 1
Luzitano Ferreira Brandão 2
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1, 3
1. LABGEN - Inst. de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Universidade de Brasília - UnB
3. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), também conhecida como ulcera de bauru e leishmaniose mucocutânea é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada pelos protozoários do gênero Leishmania. O modo de transmissão habitual é através da picada de insetos que pode pertencer a várias espécies de flebotomíneos, de diferentes gêneros (ex: Psychodopygus). Esta patologia distribui-se amplamente no continente americano, estendendo-se desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. No Brasil tem sido observada em todos os estados, constituindo, portanto, uma das afecções dermatológicas que merece maior atenção, devido à magnitude da doença. Na região Norte, há registro de casos autóctones em 82% dos municípios, ocorrendo em 100% dos municípios do Amapá e Roraima. Geralmente, a infecção desta patologia na região Amazônica ocorre, habitualmente, na forma de surtos epidêmicos em locais de caça, construção de estradas, instalação de frentes de trabalho e em grupos de militares em treinamento na selva. Assim, o presente estudo teve como objetivo descrever as características epidemiológicas dos indivíduos acometidos por Leishmaniose Tegumentar Americana em indivíduos do município de Coari-Amazonas entre o período de 2008-2009.

METODOLOGIA:

Foram analisados os dados das fichas de notificação de casos de Leishmaniose Tegumentar Americana no período entre 2008-2009, obtidos na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Coari-AM. A partir destas, foi realizado a análise epidemiológica das mesmas, como: Casos confirmados, gênero (sexo), faixa etária e local da infecção.

RESULTADOS:

As análises das fichas de notificação revelaram que em 2008 foram diagnosticados 54 casos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). Em contrapartida no ano de 2009 o aumento do número de casos notificados, com o diagnóstico de 120 casos, com aumento de 122,2% das notificações em relação ao ano anterior. Quando analisamos o gênero (sexo) destes indivíduos observamos que em 2008, todos os casos notificados foram do sexo Masculino, enquanto que em 2009 observa-se uma prevalência de 99,2% entre os homens, com apenas uma notificação de paciente do sexo feminino. Nos referidos anos a faixas etárias mais acometidas foram nos intervalos de 20-49 anos (± 80% dos casos). Quanto a residência dos infectados, são provenientes de comunidades rurais, postos de trabalhos na mata e na bacia Petrolífera de Urucu, local de exploração de petróleo pela Petrobrás.

CONCLUSÃO:

Em conclusão podemos observar aumento significativo no número de casos notificados de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) entre os anos de 2008 e 2009, na cidade Coari-AM, e maior prevalência entre indivíduos do sexo masculino e economicamente ativos nas faixas etárias entre 20 e 49 anos. Deste modo, estudos posteriores com objetivo de mapear e identificar o foco de transmissão desta patologia são questões necessárias.

Instituição de Fomento: FAPEAM; CNPq; UFAM; SEMSA-COARI
Palavras-chave: Leishmaniose Tegumentar Americana, Aspectos Epidemiológicos, Coari-Amazonas.