62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
APLICAÇÃO PRÁTICA DE MODELO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA PARA MELHORAMENTO DE PROCESSOS DE EXTRAÇÃO DE Piper aduncum L.
Ciro José Jardim de Figueiredo 1, 2
Milton Hélio Lima da Silva 2
Breno Carvalheiros Sarmento 2
Wander Murilo Alves Pereira 2
Tatiana de Souza Luna 2
Erika da Silva Freires 2
1. Área de Ciências Exatas e Tecnologia, Centro Universitário do Estado do Pará
2. Coordenação de Botânica, Museu Paraense Emílio Goeldi
INTRODUÇÃO:

Para o uso de novas tecnologias em sistemas agroindustriais e agricultura familiar pouco se conhece a respeito do assunto na região norte do Brasil. Ferramentas para a otimização de sistemas de produção a fim de melhorá-los como um todo podem ser de grande auxilio nessa área. Uma ferramenta citada é a modelagem matemática e sua aplicação em linguagem de computador. No estado do Pará, vem sendo desenvolvido projeto de beneficiamento de uma espécie nativa, Piper aduncum L., em parceria com pequenos produtores rurais. Planta produtora de óleo essencial rico em Dilapiol, podendo ter diversas aplicações: inseticida natural, combate de doenças que atacam culturas agrícolas, antimicótico. A idealização surgiu devido aos esforços de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo matemático para calcular o tempo em que os agricultores realizavam uma operação de extração da biomassa de P. aduncum L., fase que antecede a extração do óleo essencial.

METODOLOGIA:
O desenvolvimento do sistema ocorreu da seguinte forma: foram observadas extrações anteriores de biomassa da espécie, com os tempos cronometrados para checagem do tempo de maior média, denominado de tempo μ. Cada extração foi divida em tarefas e totalizadas formavam uma operação de extração. Consequentemente, para cada tarefa foi criada a variável tempo de realização da tarefa que já havia sido cronometrada, anteriormente. Levando em consideração o tempo μ, equivalente a 43 minutos de operação, que foi o tempo de maior média. Foram adicionadas as variáveis de atraso e avanço de cada tarefa μ. Com a formalização das equações matemáticas, sua implementação ocorreu em linguagem Visual Basic for Applications (VBA), para validação do mesmo. Após esta etapa, ocorreu o teste prático em campo do sistema.
RESULTADOS:
Os resultados foram bastante satisfatórios. No total foram desenvolvidas três equações matemáticas. A primeira equação continha o somatório de tempos de cada tarefa executada. A segunda e a terceira equação comparavam os tempos de cada tarefa atual com os tempos das tarefas do tempo μ, para determinar o atraso e o avanço da operação. Juntas formavam a equação de determinação do tempo de cada operação de extração de P. aduncum L.. O desenvolvimento aplicativo em linguagem VBA utilizando planilhas Excel serviu para formalizar o problema e testar na prática. Como foram cálculos simples, todavia trabalhosos no sentido da resolução, fez-se necessário sua constituição em sistema estruturado em linguagem de computador. Aplicando o sistema em campo, para mais dez extrações, foi possível avaliar o tempo de cada extração e comparar imediatamente com o tempo estipulado μ. Com o sistema é possível avaliar até quantas extrações uma equipe de agricultores consegue extrair por dia de biomassa, mantendo um nível adequado de tempo, sem exceder seu cansaço físico
CONCLUSÃO:
O uso prático de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão em procedimentos agrícolas, incluindo sistemas em que há presença de agricultores e promovam o desenvolvimento socioeconômico deve ser mais explorado neste sentido. Assim, o desenvolvimento deste modelo matemático e sua implementação em prática e aplicada neste projeto vem ser um exemplo desta temática. Finalmente, seu aplicativo demonstra facilidade na aplicação prática, vindo a ser útil nas tomadas de decisão que ocorreram neste estudo.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Pará
Palavras-chave: Programação matemática, Piper aduncum L., Extrações.