62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia
IMPACTO DAS NOVAS ABORDAGENS EDUCACIONAIS NAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS NA UFRN: USO DO AMBIENTE VIRTUAL
Ysabelly Cristina Araújo Fonsêca 1
Eliakim Medeiros Alves de Araújo 1
Thaise de Bessa da Silva 1
Carlos Augusto Galvão Barboza 1
Sérgio Adriane Bezerra de Moura 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO O uso de imagens digitais combinados com as facilidades propiciadas pela internet aponta para novos direcionamentos nos laboratórios de ensino das ciências morfológicas. O elevado custo de equipamentos de precisão para uso em laboratórios, aliado aos dispêndios com a compra de material de consumo, restringem de forma importante o uso de tais recursos nas universidades, dessa forma, os alunos são privados do convívio com essa tecnologia, dispondo apenas de imagens expostas por professores em suas abordagens teóricas, ou ainda, material impresso (livros) muitas vezes limitados em quantidade. Esse cenário denuncia uma série de privações no processo de ensino-aprendizagem o que justifica a busca por métodos alternativos e válidos no intuito do melhoramento do ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho apresenta os resultados qualitativos a partir do discurso de alunos sobre suas experiências no estudo a partir de material didático disponibilizado em ambiente virtual e que contém informações acerca das ciências morfológicas (com ênfase em Embriologia e Histologia).
METODOLOGIA:
METODOLOGIA O trabalho surgiu a partir da construção de um blog (ambiente virtual) onde alunos de um projeto que envolve melhoria da qualidade de ensino foram os responsáveis pela preparação do material. A partir de lâminas histológicas contendo preparados histológicos envolvendo as disciplinas das ciências morfológicas (Embriologia e Histologia) foram selecionados campos parta captura digital de imagens através de microscópio (Olympus TH3) e câmera digital (Nikon DXM 1200) e estas foram postadas em um blog com acesso livre. Também foram selecionados artigos científicos envolvendo conhecimentos das ciências morfológicas e assuntos correlatos para que fossem postados no blog. O material disponibilizado serve como valioso dispositivo no intuito de se oferecer possibilidades adicionais de recursos didáticos. O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios de ensino do departamento de morfologia da UFRN e após a postagem no ambiente virtual foi realizada uma importante divulgação para as turmas que cursam tais disciplinas de modo a incentivar o uso desse recurso auxiliar de ensino para favorecer a aprendizagem. À medida que foi se elevando o número de acessos ao material virtual, passou-se a observar o discurso dos discentes e suas experiências com tal ferramenta metodológica.
RESULTADOS:
Resultados e discussão A partir da criação do ambiente virtual para estudo das ciências morfológicas na UFRN foi observado um interesse crescente pelas consultas no ambiente virtual e entende-se que a metodologia desenvolvida através do ensino virtual das ciências morfológicas se constitui em um recurso pedagógico que reúne características importantes no que diz respeito a promoção de melhorias da qualidade de ensino, uma vez que favorece estudos à distância, assim como, a utilização de imagens de quadros histológicos preparados com técnicas especiais que normalmente não estão disponíveis nas instituições de ensino. A metodologia ativa através do espaço virtual leva o aluno a auto-instrução e tal fato tem despertado nos discentes um interesse maior no estudo desse campo das ciências. Nos relatos dos sujeitos observam-se falas que apóiam tal metodologia uma vez que fornece recurso como modo auxiliar da aprendizagem, dispõe ainda da ferramenta de comunicação com monitores e professores, uma vez que o blog permite interação através da postagem de questionamentos e isso permite uma discussão virtual importante para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
CONCLUSÃO:
Conclusões As principais vantagens potenciais relatadas pelos alunos foram a conveniência e a disponibilidade de informação. A metodologia empregada foi eficiente, mas sabe-se que há necessidade de ajuste fino de problemas que acontecem durante os estudos e o feedback dos alunos contribuirá para o desenvolvimento futuro desse tipo de material disponibilizado em web, de forma que há um processo em construção e suas melhoras decorrem da avaliação criteriosa dos pontos fortes e das fragilidades que emergem, de modo que se façam adequações e se entenda como um produto inacabado e que sempre necessita ser melhorado.
Palavras-chave: Métodos de ensino , Aprendizagem , Qualidade de ensino.