62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
RPG COMO MÉTODO DE ENSINO PARA FÍSICA
Edson Silva Ferreira 1
Fabrício de Sá Hora Santos 1
Francisco Cledionor Gomes 1
William Douglas Rodrigues de Jesus 1
1. Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT
INTRODUÇÃO:
O RPG (Role Playing Game) é um método de ensino que exige a participação dos alunos e significa "jogo de interpretação de papéis". O RPG ocorre da seguinte maneira: o narrador expõe a situação aos jogadores o que vêem, ouvem e percebem; os jogadores, por sua vez, relatam quais ações os seus personagens devem realizar. O progresso do jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar (BOTREL; DEL DEBBIO, 2003). Tendo em vista as características peculiares do RPG, propomos adequá-lo para o ensino de Física, pois notamos que as diferentes formas que vem sendo utilizadas, tem resultado aprendizagens pouco significativas para os alunos. Quase sempre eles saem sem entender os fundamentos físicos essenciais da área. Diante dessa problemática acima exposta no referente às aprendizagens da área de ensino de física e entendemos que a perspectiva posta pelo RPG, que permite a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento (COSTA, R.Q.F.; SILVA, F.R., 2006), pode vir a torna-se um importante espaço para a criação e divulgação de novas formas de ensino de física.
METODOLOGIA:
Para a coleta e análise dos dados acerca das possíveis possibilidades geradas pela a utilização e adequação do RPG no ensino de física, nos embasamos no método qualitativo, conforme Bogdan e Bicklen (1999), por entendermos que as características dessa perspectiva se adéquam a pesquisa realizada, tendo em vista que se prioriza a abordagem descritiva, em que os dados não podem ser quantificados e o fenômeno deve ser interpretado pelos pesquisadores. Inicialmente foi disponibilizada uma sala com alunos do primeiro semestre do Curso de Licenciatura em Física para a realização do trabalho de aplicação do método. Formamos um grupo de seis alunos, que foram escolhidos aleatoriamente sendo verificada a sua disponibilidade para o trabalho. Formado os grupos, realizamos um trabalho organizado semanalmente, com duração de 3 horas. A forma de desenvolvimento do trabalho implica na atuação de um professor (aquele que narra o jogo de RPG), que ao narrar à história, criará os obstáculos que exigem aplicação dos conceitos físicos por parte dos aprendizes, sendo que para a melhor compreensão, estes poderão ser ajudados quando necessário. Entendemos que os aprendizes poderão vir a utilizar o método do RPG para fixação dos conceitos físicos que se fazem presentes na matriz curricular do aluno.
RESULTADOS:
De um lado, notamos inicialmente que os participantes dos grupos apresentaram dificuldades em relação à utilização do sistema do RPG, devido a sua falta de conhecimento e de experiência do jogo, dificultando assim o manuseio adequado da ficha dos personagens. Outra dificuldade apresentada foi à transposição dos conhecimentos físicos para jogo. De outro lado, observamos que durante o desenvolvimento das atividades as possibilidades geradas pelo sistema do RPG vão se estabelecendo. Iniciada as discussões geradas pelas ações dos personagens, os aprendizes acabam por irem estabelecendo algumas relações, em que se fazem presentes a utilização dos conceitos físicos, conforme as necessidades do jogo. Numa primeira aplicação do método, mesmo que de forma embrionária, observamos que na finalização da história os aprendizes desenvolveram uma maior abstração dos conceitos físicos, influenciados pelo desenvolvimento do pensamento visual com manipulação das imagens do jogo. Também notamos uma significativa mudança em relação à compreensão da Física, pois os alunos passaram a vê-la como algo muito importante e presente no seu dia-dia.
CONCLUSÃO:
Nossa experiência na aplicação do RPG, ainda que em processo de estudo, deu-nos indícios de que este pode efetivamente contribuir para melhorar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de física. Com base nesses primeiros resultados indicamos que referido método pode trazer benefícios que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino como um todo. Um exemplo nesse sentido, é o fato de que se inicialmente a maioria dos alunos apresentavam certa dificuldade em utilizar seu pensamento visual, assim como para se integrar a história do jogo, com o desenrolar do trabalho, constatamos uma melhor abstração por parte destes em relação à Física, a visualização do cenário, uma melhor sistematização de estratégias para a resolução dos problemas encontrados, até mesmo o desenvolvimento de um sentimento de admiração para como o conhecimento trabalhado e pelos seus desenvolvedores. Partimos do pressuposto de que objetivo da educação é formar pessoas criativas e que aprende ao longo da vida, atuando ativamente na construção do seu meio social. Dessa forma, o RPG mostrou-se como uma possibilidade de contribuir com este objetivo, desenvolvendo características importantes no referente à formação de cidadãos para os tempos atuais.
Palavras-chave: RPG, Ensino, Física.