62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
COMERCIALIZAÇÃO E ACEITAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM DUAS REDES DE SUPERMERCADO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN
Maria Aparecida Nogueira Marques 1
Edna Guilherme dos Santos 1
Martha Cristina Rodrigues da Costa 1
Luciano de Oliveira 1
Alan Martins de Oliveira 1
1. Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências Econômicas, UERN
INTRODUÇÃO:
A má distribuição de renda tem feito as famílias prisioneiras de seus salários. Nesta perspectiva, muitas famílias brasileiras não se alimentam adequadamente. Segurança alimentar não significa apenas alimentar-se diariamente, mas alimentar-se com alimentos livres de substâncias que causem danos a saúde. Com efeito, alimentar-se bem e ter na mesa uma alimentação livre de agrotóxicos e demais produtos prejudiciais a saúde, está associado entre outros fatores sociais, à questão de disponibilidade financeira, pois os alimentos oriundos da produção orgânica ainda possuem preço mais elevado que os alimentos agrícolas convencionais. Contudo, mesmo diante desse e de outros obstáculos, a produção e comercialização orgânica têm crescido em especial nos grandes centros. No caso de cidades de pequeno e médio porte, a situação ainda é bastante rudimentar. Assim, este trabalho teve como objetivo Analisar os processos de comercialização e aceitação de produtos orgânicos em duas redes de supermercado localizados no município de Mossoró-RN.
METODOLOGIA:
A pesquisa se classifica quanto ao método como exploratória, descritiva e quantitativa quando a descrição dos dados. A coleta de informações primárias constou da aplicação de um questionário com os gerentes dos supermercados, para um prévio diagnóstico, visando identificar quais os produtos orgânicos disponíveis nas prateleiras das redes investigadas. Numa segunda etapa, foram aplicados questionários junto aos clientes. Para tanto, foi realizada uma amostragem não probabilística casual com 15 clientes em cada rede, perfazendo 30 questionários. Posteriormente, os dados foram sistematizados e submetidos a uma análise descritiva dos dados.
RESULTADOS:
Há carência na diversidade de produtos orgânicos nas duas redes de supermercado investigadas em Mossoró. Um fator relevante na comercialização e decisão de compra dos clientes é a diferença de preço, que segundo o gerente do Supermercado A é de 12%, segundo o gerente do Supermercado B é de 30%. Referente ao fato dos mesmos não disporem de uma maior diversidade de produtos orgânicos, o gerente do Supermercado A informou que depende da procura, já o gerente do Supermercado B alegou que faltam fornecedores e que muitos não têm conhecimento sobre os produtos orgânicos. Sobre a freqüência de compra de produtos orgânicos, houve um bom índice de aceitação, 67% dos clientes de produtos orgânicos em ambas as redes, alegam que sempre compram orgânicos. Os demais se utilizam esporadicamente. Para se alcançar eficiência no mercado de comercialização orgânica não depende apenas da procura, é imprescindível uma visão de mercado que possa expor aos clientes as vantagens de tais produtos.
CONCLUSÃO:
A comercialização de produtos orgânicos por vezes esbarra em limitações financeiras e em outros aspectos como burocracia para certificação, a falta de fornecedores, entre outros fatores. As redes de supermercado analisadas ainda resistem à expansão desse tipo de comercialização. Trata-se de uma corrida rumo a um novo estilo de vida e práticas saudáveis de alimentação, para isso tem de haver uma divulgação específica, uma conquista de espaço pelos produtores orgânicos e incentivo governamental, estimulando não somente a produção e comercialização, mas também a pesquisa, para que assim a sociedade possa fazer um comparativo entre produtos vindos da agricultura orgânica e agricultura convencional. As referidas redes encontram-se em um cenário propício a esse tipo de comercialização, pois há um crescente público consumidor, dispor de uma maior diversidade é que constitui um fator indispensável para a promoção da produção e comercialização orgânica.
Palavras-chave: Segurança Alimentar, produtos orgânicos, comercialização.