62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ALTRAÇÕES EM INDICADORES FISIOLÓGICOS DE ABACAXIZEIRO GOLD SUBMETIDOS A DIFERENTES NÍVEIS DE NaCl NA AUSÊNCIA E PRESENÇA DE ANA E BAP
Yuri Lima Melo 1
Cibelley Vanúcia Santana Dantas 2
Yugo Lima Melo 2
Lucila Karla Félix Lima Brito 3
Mônica Danielly de Mello Oliveira 1
Cristiane Elizabeth Costa de Macêdo 4
1. Depart. de Ciências Vegetais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA
2. Depart. de Biologia Celular e Genética, Universidade Federal do Rio Grande/UFRN
3. Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Natal-RN/EMPARN
4. Prof. Dra./Orientadora - Departamento de Biologia Celular e Genética/UFRN
INTRODUÇÃO:
O Rio Grande do Norte destaca-se por contribuir com cerca de 5% da produção nacional de abacaxi, mas devido suas áreas serem comprometidas pela seca e salinização dos solos, estudos de prospecção para caracterização do nível de resistência ao sal e a introdução de novas variedades, como a cultivar MD Gold, são indispensáveis. A salinidade é um dos estresses abióticos que mais restringe a produção agrícola, pois inibe o crescimento e a produtividade das culturas, agindo osmótica e ionicamente, dificultando a absorção de água por parte das raízes e causando toxicidade as plantas. Dessa forma, a concentração de solutos para o ajustamento osmótico é um dos mecanismos que auxiliam na resistência das plantas a condições de baixo potencial hídrico, como ocorre em solos salinos. Compreender como as plantas respondem à seca, ao sal e aos estresses conjuntos pode protagonizar as tendências biotecnológicas para aperfeiçoar o desempenho da agricultura sob essas circunstâncias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sal durante o cultivo hidropônico de abacaxizeiro cv. MD Gold utilizando indicadores de estresse hídrico e de ajustamento osmótico.
METODOLOGIA:
Plântulas de abacaxizeiro da variedade 'Gold', com ±13 cm de altura, provenientes de tratamentos salinos na ausência e presença dos fitorreguladores ácido naftalenoacético (ANA) e 6-benzilaminopurina (BAP) durante o cultivo in vitro, foram cultivadas em solução nutritiva de Hoagland & Arnon (1950) na ausência (controle) e em presença de diferentes concentrações de NaCl (50; 100 e 150mM) durante 10 dias em casa de vegetação. Após este período foi determinado o conteúdo relativo de água (CRA), percentual de umidade (%U), a ocorrência de danos de membrana (DM), as concentrações de açúcares solúveis totais (AST), aminoácidos livres totais (AALT) e prolina (PRO), em folhas e raízes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, usando esquema fatorial 4x2, quatro tratamentos com sal (controle + três tratamentos com NaCl) e dois tratamentos provenientes do cultivo in vitro (presença e ausência de ANA e BAP), perfazendo um total de oito tratamentos com cinco repetições cada, sendo inoculada uma plântula por frasco plástico. Todos os dados foram expressos, utilizando estatística descritiva, com a média (medida de tendência central) ± erro padrão da média (como medida de dispersão dos dados).
RESULTADOS:
O CRA, nas folhas, foi reduzido com o aumento da concentração de sal tanto na ausência quanto na presença de ANA e BAP, nas raízes o CRA permaneceu inalterado. Nas folhas, houve alteração nas membranas (DM) apenas em presença de ANA e BAP e na dose de 150 mM de NaCl. Nas raízes, o DM foi diretamente proporcional ao aumento das concentrações de NaCl tanto presença quanto na ausência de ANA e BAP. Tal efeito foi mais pronunciado nas raízes provavelmente devido essa estrutura ser o primeiro órgão de contato com o meio salino. A concentração de AST nas folhas e na presença de fitorreguladores diminuiu com o aumento da concentração de sal, sendo possível inferir que os açúcares solúveis totais não participam do ajustamento osmótico dessas plântulas nessas condições. O aumento de AALT deve-se provavelmente a degradação de proteínas, não estando o aumento de PRO relacionado a tal efeito. Na presença de ANA e BAP, houve aumento de PRO nas concentrações de 100 e 150 mM de sal, exceto em 100 mM de NaCl nas folhas da ausência e presença dos fitorreguladores.
CONCLUSÃO:
O abacaxizeiro da variedade MD Gold mostrou-se ser sensível, quando cultivado em hidroponia, a altas concentrações de sal, tendo o seu CRA e DM afetados, porém os AST, AALT e a PRO não estão envolvidos no ajustamento osmótico.
Instituição de Fomento: EMPARN - EMBRAPA (OEPAS)
Palavras-chave: Ananas comosus, Estresse salino, Ajustamento osmótico.