62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS DO DISTRITO DE MORRINHOS, GUANAMBI, BAHIA
Marco Antônio Paes de Souza 1
Ana Paula dos Santos Xavier 1
Maria Lúcia Pereira da Silva 1
Domingos Rodrigues da Trindade 1
1. Departamento de Educação Campus XII/UNEB
INTRODUÇÃO:

Muitas prefeituras levam as crianças rurais para as cidades, num trajeto de horas de viagem, por estradas precárias, e as colocam em classes separadas dos alunos da cidade. Isso reforça a dicotomia crianças da cidade - crianças rurais ainda presente no imaginário da sociedade (FERNANDES; CERIOLI; CALDART, 2004). No ano de 2005, o poder público municipal de Guanambi, Bahia iniciou o projeto de nucleação das escolas rurais deste município, que consistiu na extinção das escolas multisseriadas/unidocentes do meio rural. Muitos estudantes são transportados todos os dias nos ônibus escolares para as escolas da sede do município, outros, para as escolas dos distritos. Essa situação instigou-nos a compreender o processo de nucleação do distrito de Morrinhos situado no já referido município. O estudo foi orientado tendo por base as seguintes questões: O que pensam os pais, estudantes e professores a respeito do processo de nucleação das escolas rurais? Quais foram as dificuldades vivenciadas pela comunidade local no processo de nucleação? Quais são seus anseios, suas conquistas e frustrações após três anos de nucleação?

METODOLOGIA:

No intuito de respondermos as questões propostas, foi realizada uma pesquisa priorizando as vozes dos sujeitos dentro de uma abordagem qualitativa, valorizando as interpretações dos participantes envolvidos no processo de nucleação das escolas rurais. Fizeram-se parte da pesquisa 04 pais de alunos, 04 professores, sendo 02 do turno matutino e 02 do vespertino e 13 alunos da Escola Municipal do distrito de Morrinhos da cidade de Guanambi, Bahia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: o questionário e a entrevista semi-estruturada. Para dialogar com os dados do estudo, recorremos a vários autores que tem contribuindo no cenário nacional para o fortalecimento do arcabouço teórico acerca da educação do campo, dentre eles: Leite (2002); Arroyo, Molina, Caldart (2004); Fernandes (2004) entre outros.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos permitem-nos inferir, que o processo de nucleação das escolas rurais do distrito de Morrinhos é visto pelos sujeitos pesquisados sob óticas diferenciadas. "aqui como diz o causo é sempre melhor. Porque aqui eles convivem com a faixa etária tudo igual. Lá não, lá era do pré um até a 4ª série. Então convivia os menores com os maiores, então não dá certo. Não ensina direito. Aqui cada um ensina de um jeitinho por igual, sempre aprende mais"(Pai de aluno)."Se fizesse uma escola grande igual aqui eu matriculava na zona rural. Porque, não igual tá lá agora, uma salinha purinha (...) 1ª misturada com 3ª, com 4ª , com prezinho. Se fosse pra fazer uma escola grande perto eu ia matricular ele lá onde fez a escola primeiro. Fica perto de lá de casa" ( mãe de aluno)."Lá eu brincava de bola, de pegar água no lajedo que tinha lá" (aluno). Para os professores a nucleação das escolas rurais trouxe mudanças consideráveis: maior interação entre os profissionais; troca de experiências; extinção das classes multisseriadas; ingresso das crianças na escola a partir dos quatro anos de idade; maior participação e aprendizagem por parte dos alunos. Mas, apontam como negativo a distância que as crianças são transportadas das suas casas à escola.

CONCLUSÃO:

 

Os dados apontam que para os professores e os pais de alunos o fechamento das escolas multisseriadas representa um avanço significativo no processo ensino aprendizagem e melhores condições de trabalho do professor. Além disso, houve a implantação das classes de educação infantil para alunos de 04 anos, pois, na escola multisseriada só recebiam crianças de 06 anos de idade.  Para os alunos o tempo gasto durante as idas e vindas da escola lhe tiram o tempo do brincar, do "pegar água no lajedo". No tocante o transporte escolar, percebemos que este ainda é um problema a ser solucionado, pois, os veículos não apresentam segurança e comodidade aos alunos. Quanto à formação dos professores, precisa de capacitação para que estes possam desenvolver um trabalho coerente com a realidade da população do meio rural. Notamos ainda que, o processo de nucleação das escolas rurais do distrito de Morrinhos passou por momentos de resistências por parte de muitos pais de alunos. Hoje a nucleação é bem aceita pelos pais, estudantes, professores. Porém, o que se evidencia de fato, não é a qualidade do ensino oferecido por essa escola, uma vez que não há por parte desta, nenhuma ação inovadora que seja conectada com a vida dos sujeitos do campo.

Palavras-chave: Educação do Campo, Nucleação das escolas rurais. , Políticas Públicas..