62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Neyse Patricia do Nascimento Mendes 1
Rodrigo Sardinha Hermes 2
Francis Solange Vieira Tourinho 3
Elisandra de Araújo Saldanha 1
Cicera Maria Braz da Silva 3
Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira 4
1. Mestranda da Pos graduação em Enfermagem da UFRN
2. Enfermeiro pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FASE/FMP
3. Profa. Departamento de Enfermagem da UFRN
4. Profa. Orientadora - Departamento de Enfermagem da UFRN
INTRODUÇÃO:

A educação em saúde como função diferenciada do enfermeiro da estratégia saúde da família, tem maior eficiência quando enriquecida com atividades educacionais criativas, dinâmicas e lúdicas desenvolvidas em grupos de apoio. É através da atuação do enfermeiro na educação em saúde que os indivíduos, sujeitos sociais, históricos e culturais, engajarão na responsabilidade de tomarem decisões referentes a uma melhor qualidade de vida. Os objetivos deste trabalho são: analisar o conhecimento do enfermeiro sobre educação em saúde no contexto da estratégia saúde da família; identificar as ações de educação em saúde realizada pelos enfermeiros; e verificar os recursos utilizados pelos enfermeiros durante o processo de educação em saúde.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada em dez unidades da estratégia de saúde da família, localizadas no município de Petrópolis-RJ. A amostra foi constituída por todos os enfermeiros que trabalham nas referidas unidades, totalizando 10. Os dados foram coletados por meio de um questionário, composto de perguntas abertas e fechadas. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2006. A organização dos dados foi realizada, inicialmente, através da caracterização do grupo estudado. Após leitura exaustiva, os dados relacionados a essência do objeto de estudo foram agrupados em categorias. Na interpretação dos resultados foram procurados os significados das categorias estabelecidas, utilizando-se para tanto a literatura pertinente ao tema. Foi solicitada autorização para realização deste estudo em cada unidade selecionada e o consentimento prévio dos enfermeiros envolvidos na pesquisa, respeitando os aspectos éticos e legais da Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde.

RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa mostram predomínio de mulheres, com média de idade de idade de 38 anos, sendo a maior parte casada. As três categorias que emergiram foram: percepção dos enfermeiros sobre educação em saúde; estratégia sobre educação em saúde; e, instrumentos de educação em saúde. Na primeira categoria, os enfermeiros compreendem a educação em saúde, como uma ação que tem por principal objetivo a mudança de comportamento da clientela. Na segunda categoria, os enfermeiros revelaram que utilizam duas estratégias para a realização das atividades de educação em saúde: atividades individuais e atividades em grupo. Na terceira categoria, os principais instrumentos utilizados pelos enfermeiros nas atividades de educação em saúde são: folder, álbum, cartaz, fita de vídeo, discussão de texto, entre outros.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que o conhecimento dos enfermeiros sobre educação em saúde varia de acordo com suas vivências e realidades dos postos e das comunidades nas quais estão inseridos. A principal visão observada foi a do anseio na mudança de comportamento dos clientes. Nas estratégias utilizadas, destacam-se as coletivas. O principal instrumento utilizado foi o audiovisual. Percebe-se que os enfermeiros compreendem a importância das atividades de educação em saúde e seu significado no contexto geral. A educação em saúde mostrou-se para os enfermeiros estudados como veículo insubstituível de estímulos para adquirir conhecimentos, promovendo e prevenindo agravos à saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da sua clientela.

Palavras-chave: Conhecimento, Educação em saúde, Programa saúde da família.