62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
A dinâmica mercadológica do campo religioso: o caso da cidade de Campina Grande
José Dantas de Sousa junior 1
1. Universidade Federal da Paraíba-UFPB
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é o resultado das pesquisas "os fatores determinantes para o credenciamento de lideranças religiosas na cidade de Campina Grande" e "Pluralismo religioso, a emergência do padrão neopentecostal e os novos modelos de lideranças eclesiástica católica e evangélica". Estas pesquisas são fundamentados na teoria de campo, capital e habitus de Bourdieu e em obras de autores que identificam a existência de um mercado dentro da esfera da religião. Como resultado destas pesquisas identificamos entre outros, o perfil dos pastores que agrada os fiéis, que faz com que as entidades evangélicas adaptem seus representantes para conquistar um número cada vez maio de fiéis existentes no que podemos chamar de mercado religioso. A preocupação da igreja católica com a perda de seus membros para as igrejas evangélicas, e principalmente, a preocupação destas entidades com o crescimento neopentecostal, movimento que mais cresce e adquire fiéis, ou consumidores, no campo religioso.

METODOLOGIA:

Os métodos utilizados neste trabalho foi a estruturação da pesquisa na teoria bourdiesiana e de autores que discutem a dinâmica mercadológica da esfera religiosa, seguido depois de um mapeamento do campo a ser pesquisado. No primeiro momento como campo de estudo as instituições evangélicas e como subcampos as igrejas protestantes históricas Batista e presbiteriana, as pentecostais assembléia de Deus e Congregacional, e a neopentecostal Verbo da Vida. Depois foi feita a aplicação de um questionário no "XIX Encontro da consciência cristã" na cidade de Campina Grande, onde foi levantado dados com os fiéis do que este acham mais fundamental em um pastor. Em seguida foram feitas visitas às instituições onde foram identificados os parâmetros utilizados por estas denominações para colocarem seus líderes em seus postos de trabalho. Depois em um segundo momento foram visitadas além destas entidades, a igreja católica, em sua diocese e em seu seminário, para identificar as medidas adotadas por esta para enfrentar a perda de fiéis o crescimento neopentecostal.

RESULTADOS:

Nos questionários aplicados aos fiéis das entidades evangélicas detectamos que estes preferem que o pastor de sua igreja tenha boa aparência, seja jovem, dinâmico, que possua boa oratória e influência política. Foram encontrados surpreendentes como a preferência de alguns fiéis por pastores de determinada cor ou idade. Esta preferência dos fiéis acaba se tornando requisitos para as instituições colocarem determinado tipo de pastor este tipo de líder religioso escolhido é praticamente o tipo de pastor neopentecostal. No segundo momento em entrevistas feitas a lideranças católicas, ficou clara a preocupação com a perda de fiéis para outras igrejas, tanto para as protestantes e pentecostais, como principalmente para as neopentecostais. Foi identificado entre os líderes católicos e evangélicos a necessidade de mudança dos discursos, das práticas e dos cursos de Teologia, com a função de combater as neopentecostais, chamadas por estes de seitas e empresas.

CONCLUSÃO:

Ao analisarmos e juntarmos os dados destas duas pesquisas feitas na cidade de Campina Grande verificamos que existe dentro do universo da religião uma grande oferta de bens religiosos e uma grande demanda de fiéis ou consumidores. Podemos ver as igrejas como empresas, os fiéis como consumidores, os líderes religiosos como representantes e a palavra de Deus como produto. Desta forma as entidades religiosas estão colocando representantes que agradem o perfil desejado pelos fiéis e consumidores, modificando os seus discursos e seus cursos de Teologia, dando mais importância nestes ao combate a novas seitas e religiões. Podemos notar que o fenômeno que mais impulsiona este mercado é o crescimento neopentecostal, principalmente da Igreja Universal do Reino de Deus, que cada vez mais cresce e assusta as outras entidades religiosas.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: religião, mercado, neopentecostais.