62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
"A FARRA NAS PASSAGENS AÉREAS": FORMAÇÃO DE SENTIDO ATRAVÉS DE CHARGES
Plinio Pereira Filho 1
Wellington Lopes dos Santos 2
1. Orientador/ Mestrando em Letras - PPGL/UFPB
2. Mestrando em Letras - PPGL/UFPB
INTRODUÇÃO:
Segundo Sírio Possenti, as piadas "são culturais". Desta forma, a charge é compreendida como uma piada sarcástica que estabelece uma relação texto/sentido(sexo, política, racismo) para seus interlocutores. Os fatos mais polêmicos e significativos e que, "politicamente" merecem destaque na mídia nacional, são alvos fáceis na teia de criação dos chargistas. Um fato político que ganhou notoriedade e destaque foi o "uso (in) devido" de passagens aéreas por parlamentares do Congresso Nacional. Estas, quando usadas indiscriminadamente por parlamentares já se caracterizava em absurdo aos cofres públicos, mas quando amigos e familiares passaram a utilizá-las também, o fato ganhou destaque na imprensa de todo país. O objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos de sentidos provocados pela disseminação das charges atribuídas a um fato político (farra nas passagens aéreas), buscando evidenciar adjetivos pejorativos e sua causa/efeito atribuído ao povo brasileiro.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada entre os meses de março e setembro de 2009. Como base teórico-metodológico, buscamos nos estudos de Sírio Possenti e Millôr Fernandes, leituras indispensáveis para identificar e compreender as charges políticas. Selecionamos 10 charges publicadas entre diferentes jornais do país e aquelas distribuídas na internet que reportassem diretamente à mesma temática (matéria das passagens aéreas usadas por parlamentares e familiares). Buscou-se analisar, primeiramente, as informações implícitas da denuncia, o contexto sócio-histórico e, posteriormente, compreender "como" e não "porque" os adjetivos pejorativos são empregados em relação à população brasileira.
RESULTADOS:

Após uma criteriosa analise das charges e sua respectiva representatividade discursiva, observamos que 05 entre as 10 analisadas, revelam: primeiro, que o povo brasileiro tem "memória curta", pois logo o fato "polêmico" será esquecido pelo povo e tudo, rapidamente, voltará ao normal; segundo, os brasileiros são adjetivados pejorativamente de "palhaços", fazendo analogia a um parlamentar que, vestido de aeromoça, adverte que as mascaras (de palhaço) cairão sobre suas cabeças em caso de despressurizarão. Vale destacar o papel de "idiota" atribuído à população, perceptível pela dêixis na manifestação e discurso do parlamentar que, no momento do check in, proferiu que "ele" (o povo) pagará a conta. Os demais discursos analisados em outras 05 charges revelam a natureza debochada da "farra" dos beneficiados, se divertindo com se estivessem em parques de diversão.

CONCLUSÃO:

Se as piadas são discursos culturais e que as charges revelam o lado sarcástico da crítica a valores sociais, concluímos que estas denunciaram o quão revelador é o "deboche e o sarcasmo" à população brasileira através de adjetivos pejorativos. Foi possível perceber por meio dos discursos em prol "do uso (in) devido de passagens aéreas dos parlamentares" que as charges mostraram que se deve haver mudanças de postura e condições de respeito para com a população que tem contribuído para pagar todos os impostos aos quais são submetidos. As charges possuem importante papel pedagógico na denuncia, na caricaturalização de personagens e na voracidade do dizer através do humor. 

Instituição de Fomento: PPGL/UFPB
Palavras-chave: Charges, Políticos, Passagens Aéreas.