62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
Atividade de extratos de Zanthoxylum rhoifolium EM fungos patogênicos humanos
Phellipe Norato Estrela Terra Theodoro 1
Mariana Laundry de Mesquita 1
José Elias de Paula 2
Maria do Rosário Rodrigues Silva 3
Laila Salmen Espíndola 1
1. Laboratório de Farmacognosia, Universidade de Brasília / UnB
2. Laboratório de Anatomia Vegetal, Universidade de Brasília / UnB
3. Laboratório de Micologia, Universidade Federal de Goiás / UFG
INTRODUÇÃO:
As infecções fúngicas são responsáveis por importantes problemas de saúde da população mundial, acometendo principalmente pacientes transplantados, portadores do vírus HIV, ou em tratamento com antineoplásicos ou imunossupressores. As várias espécies de Candida estão entre os micróbios mais frequentemente isolados em culturas sangüíneas em todo o mundo. As micoses superficiais causadas pelos dermatófitos são fungos filamentosos pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton, que necessitam de queratina para o crescimento, sendo capazes de invadir os tecidos queratinizados do homem e de animais. A elevada toxicidade dos medicamentos disponíveis e o desenvolvimento de resistência dos micro-organismos aos fármacos justificam o desenvolvimento de compostos líderes. A medicina tradicional do Cerrado apresenta-se como interessante método de busca de novas substâncias com potencial antifúngico. O presente trabalho avaliou os extratos etanólicos e aquosos de Zanthoxylum rhoifolium (Rutaceae), planta utilizada no tratamento de infecções cutâneas, em 10 isolados clínicos de dermatófitos e 8 leveduras patogênicas humanas.
METODOLOGIA:
A espécie Zanthoxylum rhoifolium Lam. (Rutaceae) conhecida tradicionalmente como maminha de porca foi coletada no bioma Cerrado nos arredores de Brasília, DF. Uma exsicata foi depositada no Herbário da Universidade de Brasília, sob o número (UB) 3770. Os órgãos madeira do caule e madeira da raiz foram dessecados, estabilizados, pulverizados e submetidos ao processo de extração por maceração. A solução extrativa etanólica foi concentrada em rotaevaporador e a aquosa liofilizada. Os extratos brutos obtidos foram diluídos em DMSO e submetidos à avaliação antifúngica pela técnica de microdiluição. Os protocolos M27-A2 e M38-A do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) foram utilizados para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Os fungos utilizados foram 10 isolados clínicos de dermatófitos: Trichophyton mentagrophytes, T. rubrum, Microsporum gypseum, M. canis, e 8 leveduras: Candida albicans, C. parapsilosis, C. krusei, C. glabrata, espécies do complexo Cryptococcus. Os medicamentos Itraconazol e Fluconazol foram usados como controles positivos.
RESULTADOS:
Os extratos de Z. rhoifolium apresentaram amplo espectro de ação para os fungos patogênicos humanos avaliados. O extrato etanólico da madeira da raiz apresentou valores de CIM ≤ 125 µg/mL em todas as leveduras testadas. Este extrato foi especialmente ativo para o isolado clínico C. krusei com CIM de 7,81 µg/mL, valor esse inferior ao medicamento fluconazol, que apresentou CIM de 16 µg/mL. Já o extrato aquoso do mesmo órgão apresentou valores de CIM superiores a 250 µg/mL em leveduras e em fungos filamentosos. Em contrapartida, o extrato aquoso da madeira caule se mostrou mais ativo do que o extrato etanólico para as leveduras, onde o extrato aquoso apresentou CIM ≤ 31,25 µg/mL, e o extrato etanólico CIM ≥ 125 µg/mL. Porém, para os dermatófitos, o extrato aquoso e etanólico da madeira do caule apresentaram CIM ≥ 125 µg/mL. Na realidade, a literatura não define o valor de CIM adequado para selecionar um extrato como ativo. Os valores variam entre inferior a 1000, 500, ou 250 μg/mL. Nosso grupo, entretanto, considera como seletivo um valor de CIM ≤ 125 µg/mL. Os achados corroboram o uso tradicional de Z. rhoifolium no combate a infecções cutâneas. Essa potente atividade certamente será acentuada com a purificação dos compostos, pois serão avaliadas moléculas isoladas.
CONCLUSÃO:
O aumento das infecções fúngicas em pessoas imunocompetentes e imunocomprometidas, atrelado aos fenômenos de quimioresistência motivou a pesquisa de extratos de Z. rhoifolium, planta medicinal do Cerrado. A forte atividade antifúngica dos extratos desta espécie é inédita e corrobora com o seu uso tradicional para o tratamento de infecções cutâneas. Tais achados reforçam a importância dos estudos com espécies vegetais do Cerrado, assim como a preservação desse importante bioma. Está em andamento o isolamento e a identificação dos compostos responsáveis pela atividade antifúngica.
Instituição de Fomento: UnB, CNPq, CAPES, FAPDF
Palavras-chave: Zanthoxylum rhoifolium, Antifúngico, Medicina tradicional.