62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DA PRAIA DE PONTA NEGRA - NATAL/RN.
Mysslene Fernandes da Silva 1
Danyhelton Douglas Farias Dantas 1
Cirleide Marques Dantas 1
Priscilla Maria Freire Cruz 1
Renata de Fátima Panosso 2
Liana Mendes Figueiredo 3
1. Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
3. Profa. Dra. - Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN
INTRODUÇÃO:

A praia de Ponta Negra possui cerca de 4 km de extensão é uma das praias mais frequentadas da cidade de Natal/RN para atividades recreacionais, ou seja, de contato direto e prolongado com a água, por esse motivo é de extrema importância avaliar a qualidade da mesma.

O objetivo desse trabalho é descrever a qualidade da água da praia, por meio da avaliação da balneabilidade e o grau de trofia, bem como pela análise das principais características físico-químicas como oxigênio dissolvido, temperatura, pH e condutividade elétrica. O estudo da balneabilidade de uma praia consiste basicamente na avaliação da qualidade sanitária da água, através de indicadores ambientais (coliformes) objetivando a sua classificação em PRÓPRIA e IMPRÓPRIA para atividades de lazer. O grau de trofia determina o nível de eutrofização da água, por meio da quantificação da clorofila-a e dos macronutrientes (nitrogênio e fósforo) que são determinantes para a produtividade primária.

METODOLOGIA:

Para a análise do grau de trofia foram coletadas 20 amostras distribuídas por toda a extensão da praia durante dois dias do mês de agosto/2009. A água foi coletada na sub-superfície (30cm) com o uso da garrafa tipo Van Dorn, sendo uma parte das amostras separada para a análise de clorofila-a e a outra parte para nutrientes totais. Para a determinação das concentrações de clorofila-a foi usado o espectrofotômetro pelo método colorímetro (Lorenzen 1967) e para a análise dos nutrientes foi empregado o método de Valderrama (1981), que se baseia na oxidação dos compostos orgânicos nitrogenados e fosforados.

As coletas para avaliar a balneabilidade e simultaneamente as propriedades físico-químicas foram realizadas durante cinco dias do mês de setembro/2009, dias esses com maior frequência de banhistas. A amostragem foi realizada em 4 pontos distintos da extensão praiana durante marés baixas a uma cota de um metro. Foram coletadas uma amostra de cada um dos 4 pontos durante os cinco dias totalizando 20 amostras para análise de coliformes totais e E. coli. Para essa quantificação foi utilizada a técnica básica dos tubos múltiplos e empregada a metodologia Colilert 18 que se baseia na mudança de coloração das amostras.

RESULTADOS:

Os resultados físicos-químicos obtidos demonstram que a água salina de classe 1 utilizada para a recreação de contato primário está com os índices em conformidade com a resolução CONAMA 357/05, ou seja, a quantidade de oxigênio dissolvido não inferior a 6mg/L e o pH compreendido no intervalo de 6,5 a 8,5. Quanto aos resultados microbiológicos para balneabilidade ficou evidente que em três pontos monitorados a água mostra-se própria para o uso recreacional, uma vez que as amostras apresentaram NMP/100mL de coliformes termotolerantes menor que 1000, mantendo-se desta forma dentro dos padrões estabelecidos pelo CONAMA. Entretanto no ponto 4, o NMP/100mL de coliformes termotolerantes foi maior que 1000, mas tal resultado é insuficiente para caracterizar a área como imprópria, sendo que estudos adicionais seriam necessários para que conclusões mais precisas sejam delineadas. Porém, é esperado que aportes adicionais de matéria de origem fecal podem comprometer a balneabilidade da praia.

De acordo com as concentrações de clorofila-a, nitrogênio e fósforo totais, as águas ao longo da praia de Ponta Negra apresentaram caráter mesotrófico. Porém, valores de clorofila-a (7.8 a 10 µg/L) em alguns pontos de coleta podem ser interpretados como típicos de águas eutróficas.

CONCLUSÃO:

Recomenda-se que estudos da qualidade da água da Praia de Ponta Negra sejam continuados através de um programa de monitoramento de modo a garantir a detecção de possíveis alterações no estado trófico e na balneabilidade da praia como conseqüência do adensamento populacional e do aumento do aporte de matéria orgânica.

Palavras-chave: balneabilidade, clorofila-a, eutrofização.