62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
ENTEROPARASITAS nAS CRIANÇAS DO CEIM CLAÚDIA SCARINZI nO MUNICÍPIO DE são mateus, es
Izelina Angélica Reis da Silva 1
Valdenir José Belinelo 1, 3
Mônica Irani de Gouvêia 2
Marta Pereira Coelho 1
José Pedro Borsoi Bussular 1
Ana Paula Costa Velten 1
1. Centro Universitário Norte do Espírito Santo, UFES, São Mateus, ES
2. Faculdade de Minas, FAMINAS, Muriaé, MG
3. Orientador
INTRODUÇÃO:

Os resíduos sólidos urbanos são um dos maiores desafios da atualidade. O crescimento acelerado da população incrementa a produção de bens e serviços que geram números crescentes de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, em lixões municipais, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente.

O município de São Mateus possui cerca de 102 mil habitantes e índice de desenvolvimento IDH-M = 0,73, estando em 2438 no ranking nacional e, como em vários municípios brasileiros, possui bolsões de miséria com falta de saneamento básico e atendimento médico-hospitalar precário.

Nos últimos 10 anos, a população sofreu um aumento de quinze mil habitantes devido à exploração do petróleo e do gás, o que provocou a implantação de novos bairros, entre eles, o bairro Liberdade, com 135 residências, situado nas proximidades do lixão.

Nesta pesquisa objetivou efetuar um levantamento das condições de saneamento básico e da situação sócio-econômica das crianças de 2 a 5 anos, filhas de catadores de lixo, atendidas na Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Claúdia Scarinzi, para correlacioná-las com a prevalência de parasitoses intestinais.

METODOLOGIA:

Foram estudadas todas as 78 crianças de 2 a 5 anos do CEIM Claúdia Scarinzi e atendidas pela Unidade de Saúde do Bairro Pedra D´Água, São Mateus, no período de outubro de 2009 a março de 2010. A metodologia utilizada foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CEUNES, observando-se a Resolução 196/96 (BRASIL, 1996), que trata de pesquisas com seres humanos.

Os exames parasitológicos de fezes (EPF) foram realizados no laboratório do CEUNES-UFES, utilizando o método de sedimentação espontânea. A correlação do estado de saúde e dos fatores sócio-econômicos com a prevalência de parasitoses foi realizada através da análise estatística de variância (ANOVA), com nível de significância de 5%.

A realização dos exames foi acompanhada por profissional Farmacêutico Analista Clínico e a emissão dos resultados foi realizada em formulário próprio, estabelecido pelo CEUNES.

RESULTADOS:

Dentre as 78 amostras, a maior incidência foi de nematelmintos, sendo 16% com Ascaris lumbricóides; 12% contaminados com Trichuris trichiura; 4% com Ancylostoma duodenale e 2% positivos para Strongyloides stercoralis. Em relação aos platelmintos foram encontrados 9% Hymenolepis sp; já para os protozoários foram 23% Giardia lamblia, 7% Entamoeba histolytica, 1% Iodamoeba butschlii, 3% Endolimax nana e 3% Chilomastix menislii. Numa visão global, dos 72% que tiveram resultados positivos, 37% estavam monoparasitados e 35% poliparasitados

A alta incidência de parasitas está diretamente relacionada com a falta de higiene e o fato destas crianças conviverem com o lixo, pois tanto as residências, como o CEIM situa-se ao lado do lixão. Na pesquisa constatou-se problema de armazenamento da água, feito em tonéis, sem higiene adequada e também a ausência de cuidados higiênicos com as mãos de manipuladores de alimentos.

Além de viabilizar o tratamento das pessoas contaminadas foram realizadas palestras às crianças e pais sobre higiene pessoal, preservação do meio ambiente, verminoses e plantas medicinais. Foram distribuídas mudas de plantas medicinais preconizadas pelo Ministério da Saúde, para a prevenção e controle de verminoses e para outras enfermidades presentes na população assistida.

CONCLUSÃO:

A incidência de verminoses está diretamente relacionada ao ambiente domiciliar e a falta de higiene das crianças pesquisadas. Após o tratamento das crianças e dos familiares, o trabalho de esclarecimento e orientação sensibilizou principalmente as crianças por meio de atividades lúdicas para a necessidade de se preocupar com a saúde e o meio ambiente.

As atividades de iniciação científica em pesquisa proporcionaram aos alunos do CEUNES-UFES entrar em contato direto com a população, aprimorando a inter-relação profissional-comunidade e possibilitou o tratamento dos casos positivos e a prevenção de novos agravos, feita através da educação em saúde. Além disso, o projeto levou o aluno à realidade laboratorial, mostrando as dificuldades na coleta, os cuidados no recebimento de amostras e a pesquisa de materiais totalmente desconhecidos, diferentemente do que ocorre em sala de aula, onde são estudados materiais conhecidamente contaminados.

Este projeto sensibilizou as autoridades municipais e estaduais e a imprensa local e regional da necessidade da elaboração de projeto Saneamento Básico para resolução do lixão de São Mateus, ou por meio da reciclagem ou de um aterro sanitário. Visto que São Mateus, embora seja uma cidade colonial apresenta as mazelas de uma metrópole moderna.

Instituição de Fomento: FAPES, CEUNES/UFES, SAAE, SMA, SME e SMS de São Mateus
Palavras-chave: Saneamento básico, Parasitoses, São Mateus.