62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO CPAP-NASAL EM UMA UTI NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB
Aline Silva Santos Sena 1, 2
Verônica Galvão de Carvalho 1
Januário Sérvulo de Sousa Júnior 1
Anneliese Sonale Laurindo Sousa 2
Ylanna Suimey da Silva Bezerra 1
Marlem Oliveira Moreira 1
1. Universidade estadual da Paraíba-UEPB
2. União de Ensino Superior de Campina Grande-UNESC
INTRODUÇÃO:
O CPAP-nasal objetiva diminuir a necessidade de ventilação mecânica (VM) e consequentemente o tempo de internação e a morbidade. O uso precoce deste diminui o risco de problemas associados à entubação prolongada, como displasia broncopulmonar, barotrauma e infecções recorrentes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a administração do CPAP-nasal em uma UTI do município de Campina Grande/PB, identificando se os parâmetros administrados condizem com a prescrição médica, além de avaliadas as condições do equipamento. A relevância deste baseia-se na avaliação da administração do equipamento podendo consequentemente contribuir no conhecimento das possíveis falhas e prevenção das mesmas. O CPAP requer uma equipe treinada para supervisão e monitorização. Esta deve ser efetuada a cada hora, visto que em pediatria o paciente muitas vezes é não-colaborativo. Portanto, o presente trabalho visa averiguar a administração do CPAP-nasal, conhecer as possíveis falhas que porventura venham a acontecer, interferindo de maneira significativa na recuperação do RN e muitas vezes justificando a opção pela VM.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória e quantitativa. Quanto ao procedimento é documental, visto que serão utilizados documentos (prontuários). O local do estudo foi uma UTI do município de Campina Grande/PB. A amostra foi não-probabilística, composta por aqueles que estiveram sob indicação do CPAP-nasal no mês de Agosto de 2009. Foram excluídos aqueles cujas mães e/ou responsáveis não autorizaram a inclusão no estudo. A técnica foi a observação direta do equipamento (meios de umidificação, da conexão do circuito, da pronga nasal, da FiO2,da PEEP, da lesão do septo nasal entre outros), seguida do preenchimento do formulário para registro das informações da observação e dos prontuários.
RESULTADOS:
A amostra se constituiu de 33 pacientes, tendo a lesão de septo acontecido em 6,1% dos casos, nestas foram observados prongas inadequadas e/ou mal posicionadas, além de sangramentos. Em 3,1% da amostra o circuito estava desconectado e em 6,1% sem umidificação. Observou-se ainda que em 45,5% a FiO2 estava alterada para maiores frações, em 33,3% para menores frações e em apenas 21,2% estava adequada à prescrição. Quanto à PEEP, 15,1% estavam acima da prescrita e em 39,3% abaixo do valor determinado.
CONCLUSÃO:
Os resultados apontam que a administração do CPAP-nasal precisa ser melhor avaliada e supervisionada, pois está intimamente relacionada com os benefícios do mesmo (desmame, não realização de procedimento invasivo, prevenção de infecções, menos traumas nas vias aéreas). Assim, identificando-se as falhas e corrigindo-as, os erros poderão ser reconhecidos precocemente, os efeitos adversos evitados e os benefícios maximizados. Sendo isto, o que justifica o interesse pela presente pesquisa.
Palavras-chave: Neonatologia , septo nasal , PEEP.