62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
Contexto Histórico e Metodológico das Contribuições de Francis Galton
Juliana Mota de Siqueira 1
Rafael Marinho Barcellos 1
1. Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:

O século XIX foi um período fortemente marcado por acontecimentos como a Revolução Industrial, o Positivismo de Auguste Compte, por descobertas geográficas, por fortes levantes sociais e pela Teoria da Evolução proposta por Charles Darwin, que implicou conceitos como o darwinismo social e a idéia da superioridade de raças.

Francis Galton parecia traduzir e compilar todas essas mudanças e novas tendências científicas em seus estudos e investigações. Pesquisou diversas áreas, tais como distribuição geográfica, antropologia, hereditariedade e estatística.

Nesta criou termos e metodologias, na maioria das vezes desenvolvidos intuitivamente, que marcaram a história desta ciência com conceitos como a distribuição normal (utilizando um mecanismo por ele desenvolvido chamado "quincux") regressão e correlação.

METODOLOGIA:

Este trabalho fez, portanto, uma análise de algumas das contribuições definitivas de Francis Galton para a estatística, inseridas  no contexto histórico do século XIX, que corroboraram para definir algumas de suas áreas de interesse e proposições definitivas para a época.

O método de pesquisa utilizado foi extrair tanto de referências puramente históricas, quanto de referências estatísticas e matemáticas, as motivações de Galton que levaram a algumas de suas conclusões estatísticas, mostrando a influência de cientistas como Friedrich Gauss e Adolphe Quetelet.

Para isso, foram escolhidos três trabalhados dentre as pesquisas realizadas por Galton os quais tiveram seus estudos aprofundados e traduzidos para linguagem estatística moderna que foram: os experimentos com ervilhas, o desenvolvimento do instrumento "quincux" e o estudo com alturas humanas ao longo de gerações.

RESULTADOS:

As motivações de Galton, suas áreas de interesse e estudo estavam em perfeita consonância com os acontecimentos e motivações históricas do século XIX.

Este foi um período marcado por muitas transformações, em que a medição de fenômenos e categorização de resultados era cada vez mais valorizados e indicados.

Neste século o mundo sofreu um grande crescimento demográfico e a necessidade de explicar a desigualdade e a superioridade de raças tornou-se cada vez mais necessaria e latente.

Galton demostrou por meio de seus experimentos com ervilhas e estaturas  humanas como as caracteristicas hereditárias eram transmitidas ao longo de gerações, chegando em conceitos como o de correlação e reversão, que ajudaram a definir a ideia de melhoramento de raças e implicaram posteriormente na teoria eugênica criada por ele.

CONCLUSÃO:

Os trabalhos de Galton foram, portanto, definitivos para a ciência estatistica e preconizaram diversas metodologias hoje amplamente estudadas e utilizadas nas mais diversas áreas do conhecimento e ilustram a importância de se estudar a história da estatística como forma de entender como esta ciência se comportou ao longo dos anos e o quanto sua evolução foi definitiva para a história da ciência e sociedade em geral.

Extremamente intuitivo, desenvolveu métodos práticos para explicar fenômenos estatísticos que ele mesmo matematicamente não conseguia entender e aplicar.

Além disso, desenvolveu diversas teorias antropológicas e psicométricas definitivas para o seu periodo, em que tentava entender o homem e sua evolução ao longo de gerações.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Francis Galton, História da Estatística, Regressão.