62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
FATORES SÓCIO-DEMOGRÁFICOS E DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PRESENTES NOS CLIENTES PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO
Elisandra de Araújo Saldanha 1
Aline Gozzi Braga Lata 2
Cicera Maria Braz da Silva 3
Francis Solange Vieira Tourinho 3
Neyse Patricia do Nascimento Mendes 1
Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira 4
1. Mestranda da pos graduação em Enfermagem - UFRN
2. Enfermeiro pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FASE/FMP
3. Prof.a do Departamento de Enfermagem da UFRN
4. Prof.a Orientadora do Departamento de Enfermagem - UFRN
INTRODUÇÃO:

A insuficiência renal crônica é uma doença progressiva e irreversível das funções renais, resultando em uremia. A principal opção de tratamento dialítico é a hemodiálise. A assistência de enfermagem ao esse cliente deve ser organizada e direcionada especificamente às suas necessidades. A identificação dos diagnósticos de enfermagem é importante, por ser um instrumento útil ao planejamento das intervenções. Os diagnósticos de enfermagem identificados nessa clientela são instrumentos de grande importância, pois proporciona uma linguagem própria da enfermagem, facilita a comunicação entre o profissional e o paciente e delimita o âmbito de trabalho do enfermeiro. Objetivou-se, neste estudo, analisar a distribuição dos diagnósticos de enfermagem presentes nos clientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada numa clínica de hemodiálise localizada na região serrana de Petrópolis- RJ. É uma instituição credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS), e foi escolhida por ser referência na realização de diálise na cidade. A população foi composta pelos pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Foram avaliados 20 pacientes em tratamento hemodialítico entre os meses de abril e maio de 2006. Os instrumentos de coleta de dados foram: roteiro de entrevista e exame físico. Os dados foram organizados em duas etapas, sendo a primeira o julgamento diagnóstico e a segunda a construção da base de dados no programa Epi Info 3.2.2. Os dados foram organizados em tabelas com freqüências absolutas e percentuais e intervalos de confiança (95%). Foi solicitada autorização para realização deste estudo na clínica de hemodiálise e o consentimento prévio dos pacientes envolvidos na pesquisa, respeitando os aspectos éticos e legais da Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde.

RESULTADOS:

Os resultados mostram que 50% dos pacientes eram do sexo feminino, com idade média de idade de 38,30 anos, sendo casada a maioria, com média de 2 filhos. A procedência era das cidades do interior do Rio de Janeiro, tinham renda familiar de 2 salários mínimos em média, não usavam nenhum método contraceptivo. A maioria era autônoma, com baixa escolaridade, católica e não faziam uso de bebida alcoólica e de fumo. Faziam hemodiálise há 38 meses em média. Foram identificados 16 diagnósticos de enfermagem, quatro dos quais acima do percentil 75, são eles: Risco de infecção (100%); Perfusão tissular ineficaz: renal (100%); Padrão de sono perturbado (80%); Intolerância à atividade (55%). Foram identificados um total de 33 características definidoras nos pacientes do estudo. Oito características definidoras estiveram acima do percentil 75 e estavam relacionados aos sinais vitais, equilíbrio eletrolítico, sexualidade, atividade e sono. Em relação aos fatores relacionados, foram identificados um total de 20, entre os quais, 5 encontravam-se acima do percentil 75 e estavam relacionados à oxigenação, sexualidade, ansiedade e doença crônica.

CONCLUSÃO:

: O estudo foi realizado com 20 adultos jovens em tratamento hemodialítico. Foram encontrados 16 diagnósticos de enfermagem. Quatro diagnósticos estiveram acima do percentil 75, são eles: Risco de infecção (100%); Perfusão tissular ineficaz: renal (100%); Padrão de sono perturbado (80%); Intolerância à atividade (55%). O presente estudo permitiu conhecer a realidade dos pacientes em tratamento hemodialítico. Acredita-se que este trabalho contribuirá para o planejamento dos cuidados a pacientes em hemodiálise, resultando em implementações de ações de enfermagem eficazes para a resolução dos problemas identificados. Ressalta-se a importância da realização de novos estudos que proporcionem uma análise mais aprofundada dos diagnósticos de enfermagem referidos nesta pesquisa. O estudo dos diagnósticos de enfermagem é importante, por ser um instrumento útil no planejamento das intervenções de enfermagem. Ofertar um cuidado de qualidade, respaldado no processo de enfermagem, é de competência exclusiva do enfermeiro. Dessa forma, contribui-se para o desenvolvimento da profissão e, conseqüentemente, para um melhor relacionamento com o paciente.

Palavras-chave: Insuficiência renal crônica, Diálise renal, Diagnóstico de enfermagem.