62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROGRAMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: IMPLANTAÇÃO E RESULTADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ.
Jocaf Leitner 4, 1
João Batista Franco Borges 2, 4
Nino Francisco da Silva 4, 3
1. Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação - CEFAPRO/SEDUC
2. Universidade de Cuiabá - UNIC
3. Escola Municipal Osmar José do Carmo Cabral - SME/Cuiabá
4. Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura - COEDUC
INTRODUÇÃO:

Em nosso país, os problemas educacionais têm sido foco de reflexões em todos os níveis das esferas políticas, sejam elas de âmbito federal, estadual ou municipal. Os baixos índices nas médias de avaliação do IDEB, SAEB, ENEM revelam o quanto a escola deve se preocupar em adotar medidas que reverta este quadro. Diante destes resultados vêm se buscando alternativas de re-organização escolar nas escolas públicas. Programas como "Mais Educação", "Segundo Tempo", "Inclusão Digital", "Ensino Médio Inovador" entre outros, têm como perspectiva a melhoria da qualidade de/no ensino, tendo sido implantados com o intuito de alavancar esses resultados. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo verificar em que medida as ações implementadas pelos Programas "Educa Mais" e "Segundo Tempo" contribuíram para o avanço dos educandos dessa unidade escolar. A intenção deste estudo é saber se de fato houve a inclusão, e quais os pontos positivos e negativos em relação à implantação deste programa na Escola Municipal Osmar Cabral.

METODOLOGIA:

Esse trabalho foi desenvolvido em uma unidade escolar periférica do município de Cuiabá, onde a comunidade sobrevive com uma renda mensal de aproximadamente um a dois salários mínimos, e cujas famílias, em sua maioria, são comandadas por mulheres com grau de instrução de ensino fundamental. O bairro convive com situações precárias de saneamento básico e também é considerado um dos mais violentos da cidade. A escola no qual foi realizado o presente estudo atende a alunos do 1º Ciclo. A metodologia utilizada consiste na observação das aulas, bem como aplicação de questionários distribuídos a todos os envolvidos direta ou indiretamente (alunos, professores, monitores, equipe gestora, funcionários, pais). Esse questionário foi formulado com questões abertas e fechadas visando investigar os possíveis benefícios instaurados pelos dois programas apontados acima.

RESULTADOS:

Pontos positivos: O estudo revelou um aumento crescente na assiduidade dos alunos, em sua auto-estima, e maior motivação e integração entre eles, o que oportunizou o desenvolvimento de novas habilidades, bem como, maior tempo de permanência na escola, respeito às normas e regras frente aos colegas e corpo de servidores da escola. Ocorreu também, uma grande melhora na construção do conhecimento, devido aos materiais pedagógicos mais atrativos e programações lúdicas recreativas inovadoras, o que ampliou a participação dos alunos e pais nas ações propostas pela escola neste período.

Pontos negativos: Notou-se que os espaços inadequados exerceram influência direta na execução de algumas atividades. Devido à ausência de tutores da Secretaria Municipal de Educação houve pouco investimento na capacitação dos monitores. Outro aspecto que interferiu no bom desempenho desses monitores foi o baixo valor da ajuda de custo/bolsa.

A motivação dos alunos, bem como sua participação efetiva nas atividades propostas nos programas oportunizou a todos se sentirem mais capazes, autônomos e com sua auto-estima mais elevada, promovendo desta forma o reencontro e o entusiasmo pelo ato de aprender, facilitando principalmente a vida daqueles alunos que enfrentam cotidianamente o insucesso na escola.

 

 

 

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados obtidos, percebemos que o programa veio contribuir para uma melhor freqüência, motivação e aprendizagem dos alunos, e também proporcionou um maior envolvimento de toda a comunidade escolar. Hoje, todos os envolvidos no programa já conseguiram conquistar o respeito dos demais, porque os resultados começaram a surgir. Ações como essas, agregam escola e comunidade, portanto acreditamos que esses programas devem fazer parte não só como uma proposta pontual, mas, sim ser adotada como política nacional de educação.

Palavras-chave: Educação Integral, Inclusão, Aprendizagem.