62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
PRESENÇA DE Cryptosporidium sp NAS AREIAS DE TRÊS PRAIAS DE IPOJUCA - PE
Camila Viana Ximenes 1
Divar Fernandes Pires Neto 1
Gabriela Ayres Fragoso Nascimento 1
Maria José Ribeiro Bezerra 1
Raila Figueiredo Silva 1
Francisca Janaina Rocha 1
1. Universidade Federal de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
O gênero Cryptosporidium é constituído por diversas espécies. Estes parasitos podem causar infecção em diversos tipos de mamíferos incluindo o homem. Sua forma infecciosa, o oocisto, é eliminado nas fezes do hospedeiro e resiste as condições adversas o que permite sua disseminação e persistência no ambiente. Em vista disso, este trabalho teve por objetivo analisar a ocorrência de Cryptosporidium sp nas areias de três praias do município de Ipojuca, que tem no turismo um fator econômico fundamental.
METODOLOGIA:
Foram analisadas amostras de areia provenientes de três praias (Maracaípe, Muro Alto e Porto de Galinhas) no município de Ipojuca, estado de Pernambuco. Cada praia foi dividida em 4 áreas de 100 m2, cada áreas era subdividida em 2 subáreas 50 m2 De cada subárea foram selecionados cinco pontos eqüidistantes, de onde foram coletadas 3 amostras (superfície, 10 centímetros e 20 centímetros) de areia (aproximadamente 100 g), totalizando 24 amostras em cada praia. As amostras foram processadas no departamento de parasitologia da Universidade Federal de Pernambuco, através de métodos de sedimentação espontânea (Lutz, 1919; Hoffmann, Pons e. Janer, 1934) seguido posteriormente pela técnica de Ziehl-Neelsen modificada, coloração com fucsina-carbólica (método Kinyoun).
RESULTADOS:
A análise das 24 amostras de areia de Porto de Galinhas indicou que 9 (37,5%) estavam contaminados por Cryptosporidium. No caso das amostras de Muro Alto, 6 (25%) estavam contaminadas pelo parasita. Por fim, das amostras da praia de Maracaípe, 12 (50%) foram positivas para a presença do protozoário. Isto indica haver deficiência de banheiros públicos e de fiscalização ativa nessas praias o que favorece o uso indevido do espaço e a contaminação do solo por dejetos humanos e de animais como cães e gatos, fatores que podem estar relacionado com os índices de contaminação encontrados.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos demonstram um importante índice de contaminação nestas praias. Tal fato necessita ser notificado às autoridades para que medidas de saneamento e de controle sejam desenvolvidas. Adjunto a este, uma maior atenção à vigilância destas praias, já que são locais bem freqüentados, tendo-se então que se ter uma preocupação maior com a saúde da população em geral.
Palavras-chave: Cryptosporidium sp., Praia, Parasitose Oportunista.