62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
CARACTERIZAÇÃO DA BACIA DO RIBEIRÃO DOS COCAIS
Antonio Rocha Vital 1
Máyra Cristina Valdoveu 1
1. Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistencia e Extensão Rural -EMPAER -MT
INTRODUÇÃO:

A área de estudo da pesquisa localiza-se na Mesorregião Centro-sul, Município de Nossa Senhora do Livramento, Estado de Mato Grosso, distante 42 Km de Cuiabá, capital do estado. A bacia do Ribeirão dos Cocais, com 4.733 ha, é parte da Bacia do Rio Cuiabá, importante fonte de água superficial dos dois maiores núcleos urbanos do estado, que necessita, como um todo, de ser recuperada. O trabalho foi efetuado para embasar um projeto de recuperação sócio econômico e ambiental da região.

METODOLOGIA:

A descrição do espaço geográfico e da paisagem foi efetuado, após reunião com produtores, mediante trabalho de campo aonde através de amostragem previamente definida foi descrito a vegetação, a pedologia e a geologia. A ocupação humana foi estudada pela metodologia de aplicação e tabulação de questionários sócio econômico e ambiental que sinalizou toda a situação antrópica do interior da bacia e sua influencia no ambiente. A amostragem foi feito pela formação de ilhas de características equivalentes detectadas sobre imagem de satélite do Spot, Google e Quick bird. Os questionários foram aplicados por técnicos da EMPAER e tabulados no programa Excel e depois analisado. A descrição de vegetação foi efetuada por Eng. Florestais da EMPAER com apóio de práticos de campo, sendo o local fotografado e analisado num raio de cinqüenta metros do ponto georeferenciado na imagem.

RESULTADOS:

A pedologia da Bacia do Ribeirão dos Cocais é formada por solos Concrecionários Podzólicos Distróficos e Solos Latossolos Vermelho-amarelo Distróficos. O levantamento de campo detectou que os solos de melhor constituição química e física se localizam nas áreas de preservação permanente dos corpos d'água. A geologia da área é do Grupo Cuiabá, constituído de filintos diversos, metassíltos, ardósia, metarenitos, metacóceos, metagrauvacas, xistos, metaconglomerados, quartizitos, metavulcânicas acidas e básicas. Ocorre presença de veios de quartzo. A vegetação classificada como Savana Arborizada está totalmente antropizada. Nos pequenos fragmentos de mata ciliar constatado inexiste espécies arbóreas. A população da área é constituída por 31 famílias que possuem 59% de seus membros localizados na faixa etária de 40 a 60 anos. As residências, construídas de alvenaria, estão, 100%, dentro APP e a água para uso domestico provem de poço tubular(15%) e 85% de cacimbas protegidas. Detectou-se 14 açudes na parte noroeste da bacia. A hidrologia da bacia apresenta um talvegue com desnível de 104m, comprimento axial de 13.173 m, Índice de Conformação de 8,56, Índice de Gravelius de 1,23, Densidade de Drenagem 1,08, Tempo de Concentração de 2,61 horas e 246.126.260 m3 /ano de água disponível.

CONCLUSÃO:

A Bacia do Ribeirão dos Cocais e sujeita a picos de enchentes, grande volume de água escorrendo pelo seu exutório durante o período de chuva e intermitência durante o período de seca e lençol freático cada vez com maior déficit de alimentação. A perenização do Ribeirão dos Cocais, para que possa contribuir com a recuperação da Bacia do Rio Cuiabá, pode ser conseguida em um prazo de dez anos. Para alcançar este objetivo faz-se necessário trabalhar sub-projetos de: Sensibilização da população local da necessidade de conservação e preservação dos recursos naturais existentes; treinar técnicos em desenvolvimento sustentável e sistema agroflorestal ; prestar assistência técnica às famílias produtoras; construção de terraços em nível; construção de açudes de revitalização de nascente ou barraginhas; recuperação dos açudes existentes; implantação e condução de unidades demonstrativa para as culturas tradicionais; implantação de unidades de sistema agroflorestal; recomposição matas ciliares; aumentar o volume e melhorar a qualidade da água drenada pelo Ribeirão dos Cocais através de sua perenização; construção de cisterna de captação de água de chuva; efetuar visitas de supervisão e acompanhamento.

Palavras-chave: Ribeirão dos Cocais, Bacia Hidrográfica, Nossa Senhora do Livramento.