62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
Gestão Educacional e Diversidade Étnico-Racial
Juliana Cristina Siqueira Santos 1
Denise Maria Botelho 2
1. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - UnB
2. Profª. Drª./Orientadora - Depto. de Planejamento e Administração - FE/UnB
INTRODUÇÃO:
A gestão educacional constitui-se em parte fundamental da educação uma vez que é por meio dela que se estabelece direcionamento e coerência a ação pedagógica. Na perspectiva da eqüidade, a gestão educacional exerce papel primordial no combate ao racismo escolar uma vez que a discriminação institucional se manifesta nas práticas organizacionais que aparentemente são livres de preconceitos, mas, como conseqüências podem gerar danos ao grupo negro inserido na escola. Este trabalho tem por objetivo geral identificar a percepção de gestores(as) sobre o tema diversidade étnico-racial e de gênero no ambiente escolar; e por objetivos específicos: 1) promover a reflexão e discussão da comunidade escolar sobre a educação para a diversidade étnico-racial e de gênero e a participação da gestão nesta questão; 2) oferecer subsídios a escola para adoção de estratégias que visem a superação das desigualdades.
METODOLOGIA:
Estudo desenvolvido na abordagem qualitativa, que salienta a importância do pesquisador como cidadão, como ator político, que inevitavelmente influencia e é influenciado. O Estudo foi realizado em uma escola de ensino fundamental inclusiva da rede pública, na Escola Classe 407 Norte, localizada em Brasília. Os procedimentos para a coleta de dados foram entrevistas com os profissionais da gestão desta escola - diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a), supervisor(a), orientador(a)- individualmente através de um o roteiro pré- estruturado. Utilizou-se também a análise documental do Projeto político pedagógico da escola. Cada entrevista teve duração média de 1 hora. Para a análise dos dados utilizou-se a categorização temática.
RESULTADOS:
Quanto às diversidades dentro da escola as gestoras percebem que existe uma facilidade tanto dos funcionários como dos alunos em lidar com as diferenças, pois se trata de uma escola inclusiva na qual todos estão habituados com as diferenças. No que se refere à lei 11.645/08 as gestoras implementaram atividades no planejamento anual da escola, tais como uma feira cultural, a adoção de materiais didáticos que contemplem à questão do negro e sua história. No entanto, demonstraram que apesar da obrigatoriedade, a escola não recebe apoio e nem fiscalização da secretaria de educação para que a lei seja implementada, ficando a cargo da iniciativa da equipe gestora. Quanto às principais dificuldades encontradas a principal queixa das gestoras foi a resistência de muitos professores em mudar de postura e adotar atitudes que visem o combate ao racismo e discriminação de gênero, pois muitas são acostumadas com um modo de trabalho que não contempla a questão racial nem de gênero.
CONCLUSÃO:

Pode-se perceber que a formação de alguns membros da equipe gestora contribui para que a escola adote medidas de combate ao preconceito racial e de gênero, pois a vice-diretora fez mestrado com um viés de gênero e a supervisora faz especialização voltada para a questão racial o que se reflete em atividades que visam a implementação da lei 11.645/08. No entanto, as colaboradoras revelaram que tais atitudes são iniciativas da própria equipe gestora da escola, e que não contam como nenhum apoio ou fiscalização da Secretaria de Educação, além de haver resistência por parte de alguns professores em adotar tais práticas. Os resultados evidenciam a necessidade de haver uma maior comunicação entre os eixos políticas públicas- gestão- professores, no sentido de haver um apoio institucional para que a gestão da escola consiga acompanhar a implementação de políticas públicas de combate ao racismo nas escolas, assim como uma melhor formação para os professores que contemple a diversidade étnico-racial e de gênero.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Gestão Educacional, Políticas públicas , Diversidade Étnico-Racial e de gênero.