62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
CONTRIBUIÇÃO E PERSPECTIVAS DA TECNOLOGIA DE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA NO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE PARA CONSUMO HUMANO NO SEMI-ÁRIDO NORTERRIOGRANDENSE
Elda Medeiros Reinalde 1
Alexandra do Nascimento Cassiano 2
Patricia Estela Giovannini 3
1. Bióloga Purifc e Acadêmica de Enfermagem do Campus Avançado do Seridó - CAS/UERN
2. Acadêmica de Enfermagem Campus Avançado do Seridó - CAS/UERN
3. Profa. M.s/Orientadora - Dep. de Enfermagem - CAS/UERN
INTRODUÇÃO:

A qualidade da água vem sofrendo redução em decorrência da ação antrópica, que resulta na contaminação de mananciais e corpos de água por poluentes como metais pesados e coliformes fecais que podem torná-la imprópria para o consumo, ameaçando a disponibilidade desse recurso. No semi - árido do Rio Grande do Norte, aos problemas de contaminação e eutrofização, somam-se caracteristicas de maior escassez e salinidade da água, comparando-se com outras regiões de nosso Estado. Nesse cenário, favorável ao desenvolvimento e implantação de tecnologias de extração e tratamento capazes de melhorar a qualidade da água, a tecnologia para dessalinização, implantada pela empresa A.L.Fernandes Serviços - ME (Água Purific) - Caicó / RN, suscita crescente interesse, em virtude do seu potencial para ofertar água de qualidade para uma população cada vez maior. Diante disso, objetiva-se informar a respeito  do processo de produção e controle de qualidade desenvolvido pela Água Purific, assim como avaliar a contribuição dessa tecnologia para a saúde e a qualidade de vida dos consumidores no sertão norterriograndense.

 

METODOLOGIA:

O processo de produção da Água Purific utiliza a tecnologia de dessalinização para remover resíduos e sais que podem prejudicar a saúde. Para tanto, a água é extraida de um corpo residual através de um poço tubular de 75 metros de profundidade. Essa água bruta é tratada por decantação, filtração e dessalinização por osmose reversa. Após o tratamento, a água é adicionada de Cloreto de Sódio (NaCl), em conformidade com padrões estabelecidos pela Agência Nascional de Vigilância Sanitária / ANVISA. O controle de qualidade é conduzido com base na Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, que impõe referências dos padrões seguros de qualidade da água para consumo humano. Esse processo abrange a realização de análises diárias das características físicas, organolépticas e microbiológicas da água produzida e a pesquisa mensal de substâncias químicas, padrões bacteriológicos e potabilidade, conduzida mensalmente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN. Tanto o produto final como o processo de produção e controle de qualidade são fiscalizados em três instancias: federal, estadual e regional.

RESULTADOS:
Desde a implantação da tecnologia de dessalinização no sertão norterriograndense, a produção de água purificada tem registrado aumento a cada ano, atingindo, atualmente a marca de 5000 galões de 20L/dia. A partir desses resultados, a tecnologia de dessalinização tem ganhado proporções cada vez maiores no Brasil, difundindo-se para as demais regiões, mostrando a viabilidade da implantação desse projeto e comprovando suas vantagens. O compromisso da empresa produtora com a realização dos testes exigidos e a adoção das medidas de controle de qualidade dão respaldo à confiabilidade do produto, atestando que a água purificada apresenta uma boa qualidade e pode ser usada sem restrições por tratar-se de um produto saudável e comprovadamente seguro. A fiscalização dos padrões de qualidade, conduzida em distintas instâncias, comprova a eficácia do processo e a boa qualidade do produto final.Outro fator preponderante é a microbiologia, que deve apresentar-se em concentrações inferiores a 1,1 NMP/100mL em se tratando de coliformes totais, enterococos e/ou coliformes termotolerantes. Já para o caso de Pseudomonas, a concentração tolerável e menor que 1,0 UFC/100mL sendo essas exigências atingidas nos testes relizados na água purificada Purific. 
CONCLUSÃO:
O processo de produção da água purificada com o auxilio da tecnologia de dessalinização e o controle de qualidade alcançam elevada eficiência, espalhando-se na produção de água, preparada com adição de sais e insenta de quaiquer outras substâncias ou íons nocivos, cujos padrões são ideais para o consumo humano. Em regiões como o sertão norterriograndense, onde caracteristicas naturais abrangendo irregularidadedas chuvas, prevalência de estiagens longas e elevada salinidade da água, somadas à influência antrópica, incidindo em processos de eutrofização, dessertificação ou poluição, limitam a disponibilidade desse recurso, especialmente no que diz respeito a água de qualidade para o consumo humano, traduzindo-se em dificuldades para satisfazer a demanda, a oferta de água de alto padrão possui um importante papel na prevenção das doenças transmitidas por esse meio, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Nessa perspectiva, interessa que essa tecnologia, tão eficaz, além de ser utilizada por empresas privadas, destinadas à produção e envase do produto, passe também a ser vista como uma fonte alternativa para a produção de água de qualidade, o que poderá amenizar os problemas causados pela escassez de água adequada para o consumo humano.  
Palavras-chave: Tecnologia da dessalinização da água, Produção e controle de qualidade da água purificada, Semi - árido norterriograndense.