62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
LENDAS DA MATA EM CENA
Elisabeth Vasconcelos Barros Ramos 1
Katia Maria Costa Silva 1
1. Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Um grupo interdisciplinar de professores da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, localizada no bairro de Dois Unidos, zona norte de cidade do Recife/PE, realiza há cinco anos um projeto em Educação Ambiental intitulado Águas da Mata, que tem como objeto de estudo e preservação um fragmento de mata atlântica vizinha à Escola. Um dos temas vivenciados são as lendas do imaginário popular local, envolvendo o ecossistema da Mata de Dois Unidos. Essas lendas foram resgatadas através de pesquisas e entrevistas realizadas na comunidade em etapa anterior do projeto. Em 2009, os alunos envolvidos produziram um livro com narrações das lendas no formato história em quadrinhos e socializaram suas experiências aos demais alunos através de "contação" de história e exposição de suas ilustrações na feira de conhecimentos anual da Escola. Em 2010, na perspectiva de dar continuidade ao projeto, divulgar as lendas da mata entre os alunos e manter viva na comunidade sua cultura e tradições, as professoras de arte e língua portuguesa fizeram uso da linguagem do teatro para montar a dramatização de uma das lendas da mata.
METODOLOGIA:
Os trabalhos foram retomados, tendo como público-alvo os alunos do 2° ano do 4º ciclo de aprendizagem. Primeiramente, as professoras apresentaram em sala de aula algumas das lendas da mata. Em seguida, os alunos foram organizados em equipes para a construção de narrativas que envolvessem as lendas. Após a conclusão da produção textual, houve a socialização das histórias produzidas e a seleção do texto mais adequado para adaptação teatral. Uma vez escolhido o texto A noiva, passou-se a montagem do espetáculo (roteiro, cenário, sonoplastia, figurino e maquiagem). Estas atividades foram mediadas pelas professoras de arte e língua portuguesa em aulas regulares e em reuniões extras. Por fim, houve a encenação da peça no pátio da Escola. Foram utilizados papel, lápis e caneta para a produção dos textos e dos roteiros e materiais diversos para a montagem do espetáculo: papel,garrafas pet, tinta, cola, tecido convencional, tecido não-tecido(tnt), peças de roupas diversas, tesoura, linha, agulha, maquiagem e equipamento de som.
RESULTADOS:
O objetivo principal de manter vivas as lendas da Mata de Dois Unidos foi alcançado, uma vez que por vários dias a peça encenada foi assunto nos corredores da Escola. Outros resultados satisfatórios também foram alcançados através da prática de atividades em equipe, que proporcionou aos estudantes a socialização de ideias e o exercício da tolerância. Outrossim, ao perceberem seu trabalho apreciado e elogiado pela comunidade escolar espectadora, os alunos envolvidos apresentaram uma notória melhoria em sua auto-estima. 
CONCLUSÃO:
Apesar da estrutura física e de funcionamento das escolas municipais de Recife não colaborar para a realização de atividades como essa, o trabalho foi realizado e a peça foi montada com sucesso, evidenciando a contribuição das artes cênicas como eficiente instrumento para a prática pedagógica.
Instituição de Fomento: Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife
Palavras-chave: Lendas, Dramatização, Socialização.