F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
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A EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DO CORPO QUE DANÇA |
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Thays Anyelle Macêdo da Silva 1 Rosie Marie Nascimento Medeiros 1
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1. Departamento de Educação Física- UFRN
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INTRODUÇÃO: |
Na pesquisa pensamos a dança e sua expressão no corpo enquanto fonte educativa. Partindo desta reflexão, o estudo apresenta como objetivos descrever e refletir sobre o ensino da dança dirigido a crianças e adolescentes de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Projeto Nova Descoberta, evidenciando que dança é educação. Acreditamos que a educação acontece em vários espaços e não somente nos espaços formais como a sala de aula, a escola, as universidades, mas também no espaço da arte e da cultura. Reconhecemos que é uma tarefa da educação a inserção do indivíduo no mundo da cultura e da arte e acreditamos que isso ocorreu no desenvolvimento deste estudo. Partindo deste contexto investigamos o significado da dança para os participantes do projeto, considerando a fase inicial e final da vivência. A pesquisa descreve a organização do trabalho com a dança e os seus resultados, abre diálogos possíveis da dança com a educação, à área da Educação Física, e no contexto educativo de projetos sociais, recheando a possibilidade de pensarmos a dança no desenvolvimento individual e social. |
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METODOLOGIA: |
Com a pretensão de encontrar um percurso metodológico que viabilizasse o encontro com os objetivos da pesquisa nos identificamos com a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty que consente a experiência vivida como fonte de conhecimento. Neste sentido, partimos do mundo-vivido: Projeto Nova Descoberta. Os espaços para atuação da dança no projeto foram o Ginásio do Campus da UFRN e a Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, localizada no bairro Cidade da Esperança, todos na cidade do Natal-RN. Foi uma hora de aula por semana para cada núcleo durante oito meses. No bairro Cidade da Esperança passaram pelas aulas quarenta e cinco alunos, sendo divididos em duas turmas com vinte e um alunos com faixa etária de sete a nove anos e outra com vinte e quatro alunos com faixa etária de dez a onze anos. No Ginásio do Campus (UFRN) tivemos trinta alunos, sendo divididos por faixa etária com uma turma de dez alunos de sete a nove anos, uma outra com onze alunos de onze a dez anos e por fim uma de nove adolescentes de catorze a dezessete anos. Foi feita uma pergunta "O que é dança para você?" no primeiro dia de aula e a mesma pergunta foi feita no último dia de aula. Buscaremos as respostas pra problemática se dança é educação nas ressignificações sobre a dança e na descrição do processo. |
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RESULTADOS: |
Investigando as respostas iniciais dos alunos identificamos que para alguns a dança era somente para mulher- "dança é coisa de boiola" -para outros a dança atua como um elemento de sedução- "danço pra conquistar as doidinhas" -elemento de agressividade- "danço nos pancadões para zoar e sair batendo" -, ou mesmo, bom para saúde, simplesmente legal, movimento pelo movimento, ou ela era somente aquele ritmo específico vivenciado em suas comunidades, ou também, não sabem ou não quiseram expressar o que significava. Comparando estes dizeres com as respostas e desenhos da fase final a afirmação que dança é educação foi provada nesta pesquisa. Eis alguns exemplos: "Dançar é legal porque você se expressa, porque é muito bom, porque têm ritmos diferentes na dança, porque espanta os males, porque tem cultura na dança" (Educanda 12 anos), "Porque tem ritmo cultural que todos devem aprender e devem ensinar aos outros sem ter preconceito com a dança, porque a dança é pra todos, pra homem e mulher, pra todos que querem aprender e ensinar" (Educando 10 anos). Nesta comparação com os dados colhidos na entrevista final e numa análise geral de todo o processo, percebemos a educação sendo expressa, afirmando que dança é educação. |
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CONCLUSÃO: |
A educação evidenciou-se nesta pesquisa nas ressignificações sobre o dançar, reconciliação do educando com seu corpo através de uma consciência como ser corporal, na descoberta do outro e nas possibilidades desse contato que sempre proporcionará novos sentidos e novas formas de ver o mundo, como afirma a fenomenologia de Merleau-Ponty. Assim, também evidenciamos a educação na inserção dos educandos na cultura, e na experiência estética com a arte, permitindo abrir-se para várias significações e experiências no corpo. Mediante a esta experiência podemos refletir mais sobre o papel da dança em instituições educacionais como projetos sociais que precisam ser mais discutidos e vivenciados pelos profissionais da educação física, mas, também se abre com esta pesquisa uma reflexão sobre dança na escola como fenômeno artístico, expressivo, comunicativo, humano, ou seja, com características educativas. |
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Palavras-chave: Dança, Educação, Projeto Social. |