62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A FICAI E OS DISCURSOS DOS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR
Milena gomes dos Santos 1
Angela Chuvas Naschold 1, 3
Douglas Araújo 1, 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN / CERES
2. Dr.
3. Drª.
INTRODUÇÃO:
A pesquisa que aborda a problemática da realidade educacional no município de Caicó no que se refere à evasão escolar possui como objeto de estudo a comunicação pela escola ao Conselho Tutelar da evasão do aluno por meio da FICAI (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente), instrumento que como política educacional visa articular ações junto à família entre a escola o Conselho Tutelar e a Promotoria da Infância e Juventude para o retorno ao convívio escolar do aluno evadido. Especificamente o estudo busca analisar as justificativas apresentadas, por aqueles atores sociais, para o abandono da escola no período 2007-2008. Assim, considerando que numa pesquisa tendo como foco o estudo sobre as causas da evasão escolar dos alunos registrados na FICAI, e que mesmo com o acionamento do Conselho Tutelar não retornaram a escola é de grande relevância conhecer esse universo, pois o acesso à instituição educativa é fundamental, porém garantir a permanência do aluno na escola é um desafio maior.
METODOLOGIA:
Para a efetivação do estudo foram realizados os seguintes procedimentos: inicialmente efetivou-se a revisão bibliográfica da história da educação no município de Caicó-RN sobre a temática evasão escolar. Após foram coletados os casos registrados sobre infrequência escolar no Conselho Tutelar, em seguida consultou-se as atas anuais das escolas freqüentadas pelos alunos registrados. Realizou-se também entrevistas com os Conselheiros Tutelares de Caicó, diretores, professores e coordenadores das escolas que os alunos registrados estudaram, bem como com os próprios alunos evadidos.
RESULTADOS:
Com os documentos em mãos constatou-se a existência de oito alunos cujas Fichas de Comunicação do Aluno Infreqüente - FICAI foram encaminhadas ao Conselho Tutelar de Caicó. No intuito de tomar conhecimento a trajetória desses alunos, consultou-se as Atas Anuais das Escolas e através delas constatou-se que cinco alunos retornaram e foram aprovados, por outro lado três não voltaram à escola, sendo que esses três alunos pertenciam à escolas diferentes. A consulta às atas anuais das escolas permitiu constatar a existência de outros casos de evasão que não chegaram a ser registrados através da FICAI. Vale ressaltar que as escolas ao se referirem aos motivos do não preenchimento das fichas desses alunos alegaram que estavam desestimuladas com o trabalho do Conselho Tutelar porque nas ocasiões em haviam procurado o órgão não obtiveram muita receptividade. Já as entrevistas revelaram que as principais causas que levaram esses alunos a interromperem seus estudos foram: a falta de incentivo e a desestrutura familiar. O Conselho Tutelar afirmou que as escolas não enviam as fichas para as providências de retorno do aluno justamente porque geralmente o aluno que abandona a escola é indisciplinado e por esta razão não o querem de volta.
CONCLUSÃO:
Pelos dados das entrevistas dos agentes escolares e das autoridades do Conselho Tutelar se pode inferir que entre esses atores ocorre um jogo de empurra onde cada um tenta se eximir de possíveis responsabilidades ou erros na conduta da política da FICAI, ou até mesmo, no caso da Escola, possíveis responsabilidades sobre a evasão escolar. Por outro lado, os dados das entrevistas dos evadidos apontam para uma situação de maior realismo com a questão. Pois todos eles são unanimes, quando perguntados sobre seus abandonos escolares, afirmando que agem assim por decisão pessoal, ou por querer mesmo se ausentar da escola. Dessa forma, podemos dizer que no futuro novos estudos da realidade social dos jovens evadidos podem fornecer maiores informações sobre as causas da evasão escolar, visto que os agentes pesquisados por esse trabalho não fornecem elementos suficientes para uma maior compreensão do problema.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: FICAI, EVASÃO ESCOLAR, CONSELHO TUTELAR.