62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ESTUDO EM COMBUSTÍVEIS NO MUNICÍPIO DE JATAÍ - GOIÁS
Rafael Franco Silveira 1
Carlos Cézar da Silva 1
Kenia Alves Pereira Lacerda 1
Gisela Franco Vilela 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí/IFG
INTRODUÇÃO:

A determinação do teor de etanol na gasolina comercial é baseada nas interações intermoleculares que se estabelecem entre as moléculas dos hidrocarbonetos presentes na mesma, etanol e água (Dazzani et al., 2003).

Este tema possui grande relevância, pois pode ser aproveitado para se discutir diversos temas dos currículos nas áreas de Ciências, meio ambiente e, além disso, permite a integração entre várias áreas do conhecimento (Galiazzi, 2004).

Como o teor de etanol é um parâmetro importante para o consumidor, visto que os veículos denominados "FLEX" apresentam consumo e rendimento diferentes para combustíveis diferentes, torna-se pertinente o estudo detalhado do teor de etanol na gasolina comercial e sua comparação com os preços praticados no mercado por diferentes postos de combustíveis.

A variação de preços da gasolina comercial no município de Jataí, sudoeste do estado de Goiás, motivou um estudo mais detalhado dos teores de etanol em sua composição e posterior comparação entre os preços praticados por diversas distribuidoras e seus respectivos postos, com o intuito de verificar qual a relação entre estes dois fatores.

Além disso, esta atividade experimental apresenta grande potencial para o estudo de ciência, tecnologia e sociedade, pois é um tema atual e de grande relevância, tanto para a comunidade científica, quanto para a sociedade de forma geral.

Relativo aos processos químicos e conceitos científicos, o experimento apresenta versatilidade para adaptação a várias situações de acordo com a fase da educação em que é aplicado.  Entre estes, podem ser citados: separação de materiais, extração com solventes, polaridade de ligações e moléculas, além das interações intra e intermoleculares.

Associado a tudo isso, pode ser ressaltada a facilidade para execução da atividade experimental, visto que não requer aparelhos sofisticados, utiliza-se de recipientes de garrafas tipo PET reutilizadas para coleta e armazenagem das amostras, porém requer a observação dos princípios de segurança, uma vez que a gasolina se constitui em material que apresenta periculosidade.  

Objetivou-se com este estudo comparar postos e distribuidoras de combustíveis e verificar a relação entre estes no que diz respeito à variação de preço, localização e redes distribuidoras. Realizou-se mapeamento da cidade, executou-se análise em amostras de gasolina identificando o teor de etanol nas mesmas.         Desenvolveu-se metodologia rápida e economicamente viável para comparação entre preço de gasolina comum e teor de etanol.
METODOLOGIA:

O teste de teor de etanol na gasolina é regulamentado conforme disposto na Portaria ANP nº.554, de 07 de março de 2007. A metodologia utilizada foi baseada na mesma,com adaptações quando se fez necessário.

O experimento utilizou amostras de gasolina comum coletadas pelos pesquisadores em postos do município de Jataí. As análises foram efetuadas por pesquisador bolsista do programa de bolsas de iniciação científica do Instituto Federal de Goiás (PBIC/IFG) discente do curso de Engenharia Elétrica do IFG - Campus Jataí.

As amostras foram recolhidas num intervalo de 60 dias, sendo 19 o número de estabelecimentos utilizados na amostragem. 

O método para identificar o teor de etanol das amostras foi feito com uma proveta de vidro de 50 mL e previamente limpa, 25 mL de gasolina, 25 mL de água destilada. Inicialmente colocou-se a gasolina na proveta e adicionou-se a água até completar o volume de 50 mL, misturaram-se as camadas por meio de agitação mecânica. A mistura permaneceu em repouso por aproximadamente 05 minutos. A percentagem de etanol foi calculada a partir do aumento do volume da fase aquosa. Para cada amostra foram feitas 03 medidas e feita uma média entre os valores em que não houve diferença maior do que 10%. Os resultados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos. A identidade dos postos e o nome das distribuidoras foram preservados.
RESULTADOS:

Todos os postos apresentaram teor de álcool dentro dos limites legais.  O teor de etanol na gasolina foi influenciado por fatores como safra e impostos aplicados sobre combustíveis.

As coletas realizadas durante o período de safra apresentaram de forma geral uma relação inversa entre o preço cobrado e o teor de etanol presente nas amostras de gasolina.

Entretanto, as coletas realizadas durante o início da entre-safra apresentaram resultados que não seguiram exatamente aqueles produzidos anteriormente. Neste caso, numa faixa intermediária de teor de etanol foi constatado um maior valor do preço por litro de gasolina quando comparado com as demais. Além disso, houve uma maior variação de preços e teores de etanol em regiões distintas da cidade.

Verificou-se que existem cerca de 15 bandeiras diferentes que distribuem combustíveis no município e que um mesmo posto é abastecido por distribuidoras diferentes para etanol e gasolina.

A variação dos preços dos combustíveis está diretamente influenciada pela diversidade de fornecedores.

CONCLUSÃO:

1. Na cidade existem cerca de 15 distribuidoras de combustíveis, sendo que um mesmo posto pode receber gasolina e etanol de fornecedores diferentes.

2. Uma grande diversidade de fornecedores, dependendo da época do ano, pode levar a uma maior variação dos preços de combustíveis.

3. O teste do teor de etanol na gasolina foi usado como atividade experimental em projeto de Iniciação Científica gerando resultados que podem servir de parâmetros para o consumidor.

4. A maioria dos postos estudados na pesquisa comercializa gasolina comum com teor de etanol dentro dos padrões permitidos pela ANP.
Instituição de Fomento: PBIC/IFG
Palavras-chave: química, combustíveis, sociedade.