62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
ENTRE O TEXTO E A CENA: TRÊS ESPETÁCULOS EM BUSCA DE UM LEITOR
Camila Maria Grazielle Freitas 1
Alex Beigui 1, 2
1. Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:

A questão norteadora, por nós desenvolvida, a saber: as construções dramatúrgicas em textos teatrais contemporâneos desde 2008, sobretudo no contexto do Nordeste do Brasil, revelou os diferentes processos de teatralidade e performatividade tanto em nível textual quanto cênico. Para tanto, fez-se necessário um estudo minucioso acerca das teorias do teatro, cujo interesse principal é a temática da performatividade, da teatralidade e dos conceitos de matrizes culturais e hibridização dos gêneros literários desde o romantismo. Nesta perspectiva, a pesquisa aliou teoria e prática, relacionando o estudo à experiência de analisar criticamente peças encenadas no estado do Rio Grande do Norte no período de 2008 - 2009, objetivando os elementos cênico-textuais presentes nas encenações, assim como a apropriação do registro textual para o registro cênico.

A investigação de conceitos que partem do estudo acerca dos gêneros literários e suas características tiveram em vista o contexto híbrido que o texto teatral assume nas leituras contemporâneas. Nesse sentido, uma análise comparativa dos textos teatrais estudados foi de alta relevância para a pesquisa. Bem como, o caráter discriminatório e a atividade de registro desses textos.

METODOLOGIA:

O processo de realização da pesquisa contou com a análise de textos da teoria teatral que apontam para a relação texto-cena. Dessa maneira, partimos de textos críticos (teses, livros, artigos etc) e nos apropriamos da metáfora teatral para uma fundamentação das questões pertinentes à pesquisa. Para tanto, foram realizadas discussões dirigidas pelo orientador da pesquisa de modo a esclarecer elementos recorrentes, assim como Seminários Temáticos cujo objetivo foi o de aprofundar as diretrizes presentes no corpus cênico.

No segundo momento foi realizada a análise in loco de espetáculos teatrais, entre eles: "A Mar Aberto" (RN), "O Bizarro Sonho de Steven" (RN) e "Ofélia Explica" (DF). A ênfase nesses espetáculos justifica-se pelo modo como eles dialogam com o conceito de gênero teatral híbrido e se diferenciam quanto aos graus de ruptura com o texto narrativo.

Nesta perspectiva, foram evidenciadas etapas para o estudo acerca das tendências disjuntivas e plurais concernentes ao teatro contemporâneo, sendo necessária uma análise de teorias teatrais anteriores, como é o caso do drama moderno enquanto tentativa de quebrar com a idéia espacio-temporal, aspecto fundamental para as peças clássicas, uma vez que estas se estruturam sob uma lógica das ações (início, meio e fim).

RESULTADOS:

Consideramos satisfatória, dentro da perspectiva analítica a qual nos propusemos, a maneira com que desempenhamos a pesquisa. Evidenciando e aprofundando as temáticas dos gêneros literários, da performatividade, da teatralidade, da textualidade e das matrizes estético-culturais, assim como estruturando uma compreensão da cena enquanto potência geradora de novas significações, sejam elas, de ordem textual ou cênica.

As discussões foram direcionadas de maneira a dialogar com a hibridização cada vez mais freqüente das textualidades, que se tornam uma constante na construção cênica contemporânea, por dialogarem com a idéia de oralidade e de performatividade. Esta forma híbrida afirma não apenas a relatividade do status quo do texto literário, como também atualiza as formas cênicas e seus processos de constituição. 

As discussões acerca do teatro contemporâneo evidenciaram a relação da "performance", para utilizar uma noção de Paul Zumthor (2000), a partir da qual o agente atuante revela sua ação física no próprio discurso, pois ele se utiliza tanto dos aspectos verbais quanto dos não-verbais. O corpo desse agente é dotado de características textuais de ordem cultural, social, o que aponta para leituras que se realizam na prática de observação distanciada e analítica.

CONCLUSÃO:

O drama dentro de um processo histórico surge com diversas modelagens, desde o modelo normativo desenvolvido por Aristóteles, até a idéia de "crise" do drama assinalada na modernidade por Peter Szondi, Raymond Williams e outros. Tais conceitos rompem com a estrutura narrativa do drama clássico, percurso que confirma a inserção cada vez mais freqüente de outros gêneros literários nas formas dramáticas contemporâneas. O caráter "inconstante" do processo artístico na atualidade carrega em si a elaboração de reflexões e questionamentos cada vez mais complexos que suscitam questões trabalhadas como força motriz do processo em jogo.

Essa compreensão foi basilar para o entendimento da dramaturgia teatral contemporânea, tanto em nível teórico quanto prático, uma vez que a proposta inicial era analisar peças que estivessem dentro desse modelo de ruptura, de maneira a colaborar para uma maior compreensão do desenvolvimento do processo dramatúrgico-teatral em uma perspectiva macro e micro histórica. Assim como, pudemos melhor perceber os níveis de desvios através dos quais as encenações se estruturaram, possibilitando um confronto entre as produções e a maneira comparativa por meio das quais se organizam tanto o texto quanto a cena.

 

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Dramaturgia, Performatividade, Matrizes.