62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 2. Cirurgia
PERFIL DA PROSTATECTOMIA RADICAL EM PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2003 A 2007.
ANA CÁSSIA FONSECA DE LIMA 1
IANA RAFAELA FERNANDES SALES 2
WHEVERTON RICARDO CORREIA DO NASCIMENTO 2
VILMA MARIA DA SILVA 3
VERIDIANA SALES BARBOSA 2
ROGERSON TENÓRIO DE ANDRADE 3
1. Depto. de Patologia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Depto.de Medicina Tropical, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3. Depto. de Cirurgia do HC - UFPE
INTRODUÇÃO:

O câncer de próstata é a neoplasia mais prevalente entre os homens. Segundo o ministério da saúde, essa patologia é a quarta causa de morte por neoplasia no Brasil e corresponde a 6% do total de óbitos por câncer. Estima-se que o risco de desenvolver a doença ao longo da vida esteja em torno de 20% e o risco de morte varia de 2,8% a 4,7%. A prostatectomia radical (PR) foi o primeiro tratamento utilizado para o combate ao câncer de próstata, e ainda permanece como o mais eficiente, principalmente na doença localizada. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil da prostatectomia radical, entre os pacientes submetidos ao processo, no serviço de residência médica em urologia de um Hospital universitário da região metropolitana do Recife- PE.

METODOLOGIA:

O presente trabalho apresenta características de um estudo retrospectivo e descritivo. Foram selecionados os pacientes submetidos a prostatectomia radical retro-púbica no período de maio de 2003 a agosto de 2007, no Serviço de Urologia de um Hospital universitário no estado de Pernambuco. Os dados clínicos e patológicos destes pacientes foram revisados e os seguintes parâmetros analisados: idade, nível do Antígeno Prostático Específico (PSA) total pré-operatório, estadiamento clínico, Escore de Gleason da biópsia prostática, Escore de Gleason do espécime cirúrgico, e estadiamento patológico. Além disso, o comprometimento de margens cirúrgicas, cápsula prostática, vesículas seminais e linfonodos também foram verificados. Os pacientes que foram submetidos a hormonioterapia ou radioterapia pré-operatória e os que apresentaram dados incompletos no prontuário foram excluídos do estudo.

RESULTADOS:

Cento e um pacientes foram analisados e a faixa etária média encontrada foi de 64,5 anos (47-76 anos). O PSA total pré-operatório variou de 2,17 a 23,2 ng/ml (média 8,49ng/mL). O estadiamento clínico pré-operatório mais incidente foi o T2a, em cerca de 50% dos pacientes, e a avaliação histológica da biopsia prostática identificou o Gleason 3+3 e o Gleason 3+4 como os mais prevalentes, sendo respectivamente encontrados em 58,4% e 18,8% das amostras. Quando foi analisado o escore de Gleason do espécime cirúrgico e o estadiamento patológico, foi verificado que a acurácia da biopsia prostática em relação ao achado cirúrgico foi de 48%, e a acurácia do estadiamento clínico em relação ao patológico foi de apenas 19%. As margens cirúrgicas estavam comprometidas em 27,7% dos pacientes. A cápsula prostática encontrou-se infiltrada em cerca de 6% e ultrapassada em 15,8% dos casos. Em 5,9% dos pacientes identificou-se invasão das vesículas seminais, e em apenas dois casos ocorreu linfonodos obturatórios positivos. Diante dos resultados obtidos, a maioria dos pacientes apresentou fatores pré-operatórios de bom prognóstico (T1c/T2a, PSA < 10ng/mL e Gleason ≤ 6) com uma baixa incidência de achados patológicos adversos nos espécimes cirúrgicos.

CONCLUSÃO:

Existe uma maior incidência de câncer de próstata entre os homens com idade superior aos cinquenta anos. Esses dados corroboram os achados anteriores descritos na literatura. Além disso, os valores do escore de Gleason, encontrados no presente estudo, também estão de acordo com resultados prévios de outros autores. Em relação ao estadiamento clínico, foi verificado que esse parâmetro mostrou-se pouco eficiente frente ao estadiamento patológico. No entanto, a biópsia prostática refletiu de maneira mais confiável o achado cirúrgico encontrado, demonstrando a importância da determinação deste parâmetro para ser usado em associação com os valores do PSA. A maioria dos pacientes apresentou fatores pré-operatórios de bom prognóstico com uma baixa incidência de achados patológicos adversos nos espécimes cirúrgicos. Os resultados do presente estudo demonstram a importância de uma política de prevenção do câncer de próstata, uma vez que esta é a neoplasia mais prevalente entre os homens e quando diagnosticada com antecedência diminui o risco de morte entre os pacientes.

Palavras-chave: Câncer de próstata, Prostatectomia radical, Patologia.